2022-2-15
Existe um desafio crescente que muitas organizações têm hoje em dia: Como é que as equipas de rede e de segurança podem fornecer um acesso seguro e consistente às aplicações para uma forma de trabalho cada vez mais distribuída, sem criar mais complexidade? Este desafio obriga a pensar de uma forma diferente a arquitetura tradicional das redes e o conceito de SASE (Secure Access Service Edge) aparece como resultado
A Gartner definiu o conceito do SASE como uma oferta emergente que combina capacidades de WAN com funcionalidades de segurança de rede para suportar os acessos seguros que as organizações necessitam hoje em dia. O conceito de SASE consolida numerosas funcionalidades e funções de rede e de segurança, tradicionalmente apresentadas em múltiplas soluções isoladas, numa única plataforma cloud nativa totalmente integrada. O conceito de SASE não é novo para a Cisco. Na verdade, durante estas três décadas e meia, a Cisco ajudou empresas em todo o mundo a construir as suas redes e também ajudou estas mesmas empresas a defenderem-se do número crescente de ameaças informáticas. A visão da Cisco é fornecer acesso seguro, simples a qualquer aplicação, em qualquer rede ou cloud, independentemente onde os utilizadores trabalhem. Não é apenas utilizar produtos de rede e segurança que são fornecidos ou administrados na cloud. Existem milhares de produtos que oferecem isto. Mover apenas para a cloud não resolve a complexidade do problema. Apenas muda a complexidade para a cloud criando mais silos de ferramentas para gerir. Pelo contrário, estas funcionalidades de rede e segurança necessitam de ser integradas num único serviço. E a Cisco faz isto combinando as suas capacidades “best-in-class” de rede, conectividade dos utilizadores, segurança e observabilidade num único serviço, simples de configurar e fácil de utilizar, tudo isto através de um único dashboard cloud. Alguns dos benefícios que poderá alcançar com a Cisco são:
Como a Cisco dá vida à sua visãoA Cisco fornece hoje em dia todas as ferramentas que necessita para ter uma arquitetura SASE, incluindo SD-WAN, seja Viptela ou Meraki; Remote Access através do Anyconnect; Zero Trust Network Access através do DUO, a solução de multi-factor authentication; Cloud Security com o Cisco Umbrella e as suas funcionalidades de segurança, começando na camada de DNS que bloqueia os pedidos maliciosos ainda antes da conexão ser estabelecida; Secure Web Gateway (SWG) que permite inspecionar todo o tráfego web; Firewall que permite bloquear todo o tráfego não desejado, incluindo tráfego de layer7; Cloud Access Security Broker (CASB) que permite detetar e bloquear aplicações cloud e observabilidade com o Cisco Thousand Eyes que permite uma visibilidade completa desde o utilizador à aplicação através de qualquer rede ou cloud e que permite rapidamente identificar e remediar qualquer problema para manter uma boa experiência digital. E tudo isto disponível como uma única oferta integrada de soluções.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext, pela Cisco e pela Comstor |