2016-11-25
Muitos utilizadores baixam a guarda nesta altura e não tomam as medidas de precaução necessárias, que os cibercriminosos aproveitam, lançando campanhas de malware muito agressivas
A Check Point alerta que a Black Friday, que acontece hoje, dia 25 de novembro, é o ponto de partida da “campanha natalícia” dos hackers, durante a qual se multiplicam os ataques. Segundo um estudo da PWC, este dezembro os internautas gastarão mais 10% em lojas online do que no mesmo período de 2015. Os cibercriminosos aproveitam para lançar campanhas de malware muito agressivas, já que muitos utilizadores não tomam as medidas de proteção necessárias. Para tal, preparam um elevado número de websites falsos, pop-ups, banners e apps fraudulentas que oferecem supostos descontos na compra de produtos de marcas populares. As vítimas deparam-se com landing pages e aplicações muito parecidas às das lojas reais, e acabam por ser vítimas do roubo das suas credenciais ou de ransomware. Desde a Black Friday até fim dos saldos, após o Natal, irão multiplicar-se as infeções por malvertising: anúncios maliciosos que instalam malware e que, inclusive, nem necessitam que se clique neles para infetar o equipamento do utilizador com vírus, spyware, Trojans, etc. Mais grave será se o utilizador recorrer ao computador da sua empresa para as suas compras pessoais, ou se as fizer através de um smartphone ligado à rede da empresa. Nestes casos, pode realmente pôr a sua empresa em risco. Os hackers continuarão a procurar por novas vulnerabilidades nas redes das empresas, aproveitando ainda os erros humanos para roubar informação. Para estar um passo à frente dos cibercriminosos, as organizações devem adotar medidas proativas e integrais.
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