Carlos Marcos, Chefe da Área de Inteligência Cibernética da Ingecom em 2023-9-25

SECURITY

Advertorial

A Inteligência Artificial e o seu papel na ciberinteligência

A Inteligência Artificial (IA) está a mudar o panorama da cibersegurança, especificamente na ciberinteligência, tanto no ambiente dos intervenientes na cibercriminalidade como no das empresas

A Inteligência Artificial e o seu papel na ciberinteligência

A IA baseia-se no desenvolvimento de algoritmos e modelos que permitem às máquinas processar grandes volumes de dados, extrair informação relevante e tomar decisões ou ações adequadas com base nessa análise. Estes algoritmos podem ser regras e lógicas programadas, bem como modelos de aprendizagem automática e redes neuronais. A aplicação da IA em inteligência cibernética permite melhorar a capacidade de análise de dados, descoberta de padrões e deteção de ameaças.

No caso da análise de dados, a inteligência cibernética baseia-se na recolha e análise de grandes volumes de dados para processar e analisar esses dados de forma mais eficiente e precisa, identificando padrões, correlações e anomalias que possam ser indicadores de ameaças ou atividades maliciosas.

Quanto ao Machine Learning, é um ramo da Inteligência Artificial, que permite que os sistemas aprendam com os dados e melhorem o seu desempenho ao longo do tempo. No contexto da inteligência cibernética, os algoritmos de aprendizagem automática podem ser usados para treinar modelos capazes de reconhecer e classificar diferentes tipos de ameaças cibernéticas, ajudando a detetar e prevenir ataques de forma mais eficaz.

Por outro lado, a IA pode ajudar a identificar comportamentos anómalos em redes e sistemas informáticos. Ao analisar padrões de atividade e traçar o perfil do comportamento normal, os sistemas de IA podem detetar desvios suspeitos que podem indicar um ataque ou intrusão.

Carlos Marcos, Ingecom

 

Além disso, a IA também é usada para automatizar respostas a ameaças cibernéticas. Os sistemas de IA podem tomar decisões e executar ações em tempo real, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente a incidentes de segurança.

Por último, a IA pode ajudar a prever potenciais ameaças e ciberataques. Ao analisar dados e padrões históricos, os sistemas de IA podem identificar tendências e pontenciais cenários de risco, permitindo que os profissionais de segurança tomem medidas preventivas precoces.

Em suma, a IA desempenha um papel fundamental na inteligência cibernética, melhorando a capacidade de análise de dados, a deteção precoce e a automatização das respostas a ameaças.

Os cibercriminosos também tiram partido das capacidades de IA

Mas, assim como a IA pode melhorar a deteção e a prevenção de ameaças, processando e analisando grandes volumes de dados de forma mais eficiente e precisa, identificando padrões e comportamentos maliciosos e tomando medidas preventivas de forma automatizada e em tempo real, ela também pode ajudar os cibercriminosos a aproveitarem-se das capacidades da IA para realizar atividades criminosas de forma mais sofisticada e eficaz. Nesse sentido, os cibercriminosos usam IA para aprimorar ataques de phishing, gerar malware personalizado, adaptar ataques em tempo real, criar notícias falsas e manipular informações para os seus próprios fins criminosos.

Por isso, é crucial que as soluções de cibersegurança e ciberinteligência utilizem IA e aprendizagem automática para detetar e combater estas atividades cibercriminosas cada vez mais avançadas. Neste sentido, a Ingecom tem cada vez mais soluções que utilizam tecnologia baseada em IA para ajudar os clientes a prevenir ciberataques. Estas são propostas tanto na deteção de ataques, como na prevenção da informação e na formação e sensibilização dos colaboradores, que são o elo mais fraco da cadeia de segurança.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Ingecom

TAGS

Ingecom

Recomendado pelos leitores

Cisco adquire startup para melhorar segurança da Splunk
SECURITY

Cisco adquire startup para melhorar segurança da Splunk

LER MAIS

Comprometer software legítimo para ciberataques será mais recorrente
SECURITY

Comprometer software legítimo para ciberataques será mais recorrente

LER MAIS

Fortinet adquire Perception Point para reforçar segurança end-to-end
SECURITY

Fortinet adquire Perception Point para reforçar segurança end-to-end

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.