2023-10-11
A empresa tem uma operação de negócio onde a atualização e a imediatez são fundamentais. Para dar resposta a essa operação, a Ingecom dispõe de soluções ERP e CRM numa instalação on premise, além de soluções de cibersegurança que requerem processos de SQL Server em alta disponibilidade. O VAD recorreu à Four9s para aumentar a disponibilidade e imediatez da base de dados
Roberto Martinez, Diretor Técnico na Ingecom
A Ingecom, uma empresa que pertence ao Exclusive Networks Group, é um Value Added Distributor (VAD) especializada em soluções de cibersegurança IT, cibersegurança (OT/ICS, IoT e IoMT) e ciberinteligência. Recentemente, o VAD recorreu à Four9s para monitorizar e analisar a informação do que acontece nos seus servidores de base de dados em tempo real, garantindo a agilidade que a operação da empresa exige. A Ingecom foi fundada em Bilbao em 1996 e tem sedes em Bilbao, Madrid, Lisboa e Milão (além de ter presença em Barcelona e Roma). Trabalha com soluções de cerca de 30 fabricantes e presta serviços a mais de 600 parceiros distribuídos entre Espanha, Itália e Portugal. Atualmente, conta com cerca de 50 funcionários e tem como objetivo fornecer soluções testadas e homologadas aos integradores de segurança e MSSP, além de estar em contacto permanente com as novas tecnologias de cibersegurança e ciberinteligência, de modo a que qualquer evolução tecnológica possa ser aplicada aos clientes o mais rapidamente possível. Hoje em dia, os serviços mais críticos nas empresas são a parte de controlo, monitorização e segurança dos sistemas de informação; para enfrentar essa problemática, a Ingecom procura soluções e produtos de terceiros que são incorporados ao portfólio para criar uma proposta global. A ATUALIZAÇÃO E A IMEDIATEZ SÃO A CHAVE Para atender a essas necessidades, a empresa possui uma solução de ERP e outra de CRM numa instalação on premise, além de soluções de cibersegurança que requerem processos de SQL Server em alta disponibilidade. Roberto Martínez, Diretor Técnico da Ingecom, explica que o próprio departamento técnico da empresa “gerencia internamente os seus servidores de negócios e possui uma equipa de desenvolvimento para personalizar as soluções de ERP e CRM. Devido ao alto volume de uso dos seus sistemas, é necessário alinhar os novos desenvolvimentos com a resposta do banco de dados entre esses novos desenvolvimentos, dada a agilidade e disponibilidade necessárias para a sua operação técnica, comercial e financeira”. INFORMAÇÃO DO MOTOR DE BANCO DE DADOS O diretor explica que “o motivo principal pelo qual decidiram fazer um teste de conceito com a Four9s foi pela sua capacidade de ingerir informações do motor de banco de dados SQL Server num Painel de Tempo Real, que lhes permite monitorar a saúde dos seus processos, objetos e até mesmo consultas Ad Hoc. Além disso, a facilidade da solução da Four9s em ir a um ponto no tempo, seja diretamente ou por meio do módulo de incidentes, permite detetar possíveis problemas que possam afetar o desempenho dos bancos de dados e, portanto, o negócio, facilitando a vida tanto daqueles que gerenciam sistemas quanto daqueles que realizam desenvolvimentos na sua plataforma”. Desde o momento em que a prova de conceito com a Four9s foi iniciada, começaram a ser identificados problemas existentes. E, uma vez em produção, ficou claro que módulos como objetos/Ad Hoc ou procuras complexas e download de código “nos permitiram economizar um grande número de horas tanto na gestão como no desenvolvimento e alterações na plataforma”, detalha Martínez. O Diretor Técnico afirma que “embora não tivéssemos clareza sobre o ponto de partida, foi determinante ver que a Four9s, imediatamente, por meio da sua consola em tempo real, permitiu-nos encontrar rapidamente o que favorecia a disponibilidade necessária e facilitar soluções tanto para a gestão do banco de dados como para os desenvolvedores. Isso fez-nos pensar que o investimento na Four9s era crítico”. Num ambiente como o ERP e o CRM da empresa, em que a degradação do desempenho pode levar a custos de oportunidade e à potencial perda de clientes para a Ingecom, “o Four9s é agora uma ferramenta que consideramos mais do que necessária para garantir as nossas operações diárias”, conclui Martínez. Com a implementação do Four9s, a Ingecom ganha em agilidade, eficiência de custos e tranquilidade na gestão do seu negócio.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Ingecom |