2018-5-03
A menos de um mês do prazo limite, um estudo do SAS determinou que apenas 7% das empresas estão totalmente RGPD compliant
Após o uso indevido dos dados por parte do Facebook e da Cambridge Analytics, intensificou-se a atenção pública sobre a questão da importância da privacidade dos dados. No entanto, a menos de um mês do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) entrar em vigor, 93% dos entrevistados de um novo estudo do SAS afirmam que ainda não está totalmente em conformidade com o RGPD. O SAS realizou este estudo com pessoas de 183 empresas (incluindo portuguesas) de diversas indústrias, que têm um papel na preparação das suas organizações para o RGPD. O estudo destaca os maiores desafios e oportunidades que as organizações enfrentam no caminho para a conformidade o novo regulamento. Menos de metade (46%) das organizações entrevistadas dizem que esperam estar em conformidade com o RGPD quando este entrar em vigor, no dia 25 de maio. Entre as organizações norte-americanas pesquisadas, apenas 30% espera cumprir o prazo. A UE está mais bem preparada, com 53% das organizações a confiar cumprir o prazo. O RGPD concede aos residentes da UE direitos de privacidade que lhes dão um maior controlo sobre a forma como as empresas lidam com os seus dados pessoais. Qualquer organização que armazena ou processa dados de residentes da UE tem obrigações de conformidade com o RGPD, mesmo que a organização não esteja na UE. “As exigências da privacidade dos dados não está a desaparecer. Queremos garantir que as organizações estão prontas para ajudar os seus clientes a compreender a forma como os seus dados estão a ser usados”, disse Todd Wright, Marketing Global do SAS para as soluções SAS Personal Data Protection e SAS Data Management. “Para isso, as organizações precisam de envolver, a longo prazo, todos os elementos das suas operações de negócio no programa de RGPD e de privacidade. Delegar isto somente para as TI é receita para o fracasso.” Embora o estudo mostre que a maioria das organizações não está preparada para o prazo limite que se aproxima do RGPD, as organizações estão a trabalhar para se tornar compatíveis (93% tem um plano em vigor ou espera ter um). "Os consumidores estão agora a exigir o tipo de confiança que o RGPD exige", disse Wright. "As organizações que cumprem terão uma gestão de dados muito mais forte, que leva ao aumento da produtividade e a uma melhor perceção e capacidade de servir os seus clientes". De facto, 84% de todos os entrevistados e 91% dos entrevistados da União Europeia disse esperar que o RGPD melhorasse a sua gestão de dados. Mais: 68% dos entrevistados também antecipam que o RGPD aumentará a confiança entre eles e os seus clientes. A melhoria da qualidade dos dados pessoais, uma imagem organizacional aperfeiçoada e a mudança para uma organização orientada pelos dados foram os benefícios adicionais que as organizações dizem esperar obter com a conformidade com o RGPD. |