2023-2-13

SECURITY

Advertorial

5 tendências que irão impulsionar o mercado de MSP em 2023

Os melhores planos serão aqueles que vão aproveitar as tendências dos próximos 12 meses. E quais são elas? Eis as cinco grandes tendências que irão moldar o mercado de MSP em 2023.

5 tendências que irão impulsionar o mercado de MSP em 2023

1. A consolidação estará no topo das atenções

O mercado de MSP assistiu a uma crescente consolidação e esta tendência continuará em 2023, à medida que os MSP se afastarem do crescimento orgânico e procurarem fusões e aquisições (M&A) como forma de expandir a sua empresa e simultaneamente adquirirem o talento de que necessitam e que atualmente escasseia no mercado.

A especialização será também uma tendência entre os MSP em 2023. Um MSP generalista pode não ser capaz de oferecer, eficazmente, serviços de cibersegurança devido à complexidade da tecnologia e aos elevados níveis de conhecimentos necessários neste domínio. Como resultado, os MSP vão optar cada vez mais por se tornarem especialistas numa área ou indústria específica onde possam oferecer os seus melhores serviços.

2. A inflação vai provocar um repensar dos investimentos dos data centers

Se a inflação continuar, os MSP terão de reavaliar todos os aspetos das suas operações, incluindo o seu modelo de negócio e como conseguir um crescimento num ambiente de despesas imprevisíveis. Uma das mais significativas é o custo de armazenamento de dados em clouds públicas.

Prevê-se que os preços das clouds públicas subam mais de 30% na Europa devido ao aumento dos preços da energia, de acordo com a Canalys. É por isto que a tendência de 2023 será a transição dos MSP para longe das grandes clouds públicas e procurar soluções de armazenamento mais rentáveis e de alto desempenho mais perto de casa.

Algumas PME poderão também repensar a sua estratégia na cloud e levá-las a começar a repatriar os seus dados da cloud para as suas instalações, o que representará uma oportunidade para os MSP fornecerem aos seus clientes soluções de armazenamento on-premises e backup de dados.

3. A recuperação de dados será uma exigência

Qualquer empresa pode fazer o backup dos seus dados. Mas o verdadeiro teste é se pode recuperar esses dados imediatamente após um ataque cibernético ou outra disrupção. Demasiados MSP e os seus clientes acreditam que a preparação para desastres começa e acaba com o backup de dados. Em 2023, os MSP vão redirecionar os seus esforços para a recuperação rápida de dados numa emergência. Tentar restaurar dados sem um bom plano de recuperação significa um tempo de paragem muito maior. E tempo é o que as empresas não têm quando os sistemas estão em baixo, elas precisam de restaurar os seus dados imediatamente - não em dias ou semanas. 

4. CRaaS representará uma enorme oportunidade

Um grande mercado para MSP em 2023 será a Cyber Recovery-as-a-Service (CRaaS). Segundo a IDC, chegou a hora do CRaaS, especialmente porque os ataques de ransomware continuam, forçando as vítimas a pagar um preço elevado para recuperar os seus dados. A IDC acredita que a CRaaS pode gerar oportunidades de crescimento elevado com margens sólidas para MSP que possam tirar partido disso.

O CRaaS é apelativo para os clientes porque lhes tira o peso da tarefa árdua que é fazer cópias de segurança dos dados e fornece-lhes cópias dos mesmos que são inalteráveis e intocáveis. Um armazenamento imutável protege os dados, tirando snapshots a cada 90 segundos, e permitindo voltar a pontos específicos anteriores ao ataque para recuperar ficheiros e sistemas completos em minutos. Como resultado, mesmo que um ataque de ransomware seja bem-sucedido e o hacker escreva por cima do estado atual dos dados, um cliente pode rápida e facilmente recuperar a sua informação até um ponto “limpo” muito recente. 

5. A hierarquização do valor dos dados estará no topo da lista de tarefas dos clientes

Os dados não têm todos o mesmo valor e se o objetivo é poupar dinheiro, provavelmente há muitos dados redundantes que não precisam de ser preservados a longo prazo, tais como imagens do sistema. Isto é especialmente verdade para os trabalhadores em modo remoto, que tendem a juntar os seus dados pessoais e profissionais. Os MSP podem beneficiar significativamente ao fornecer soluções de armazenamento com capacidades de data-tiering, que permite às organizações transferir os dados que utilizam com menos frequência para sistemas de armazenamento menos dispendiosos.

O veredito final

O próximo ano parece ser um ano desafiante para quase todas as indústrias. Na indústria MSP, os actores de sucesso irão antecipar as tendências e ajustarão os seus modelos para tirar partido das mesmas. Serão estes que terão sucesso em 2023 e nos anos seguintes.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Arcserve

Recomendado pelos leitores

Investimento em cibersegurança em Portugal deverá chegar aos 250 milhões de euros
SECURITY

Investimento em cibersegurança em Portugal deverá chegar aos 250 milhões de euros

LER MAIS

Lançada solução de assessment comportamental relacionada com cibersegurança em Portugal
SECURITY

Lançada solução de assessment comportamental relacionada com cibersegurança em Portugal

LER MAIS

Akamai adiciona novas capacidades ao Account Protector
SECURITY

Akamai adiciona novas capacidades ao Account Protector

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.