Rui Damião em 2022-2-14
A TP-Link anunciou o lançamento da Aginet, uma nova marca que vai permitir “aos ISP uma gestão centralizada da infraestrutura” e que permite reduzir o apoio no local
Carlos Estevão, Enterprise Sales Manager da TP-Link
Durante o mês de janeiro, a TP-Link revelou a Aginet, uma marca pensada para os prestadores de serviços de Internet (ISP). Em comunicado, a empresa explicou que “decidiu que é agora o momento de lançar uma marca e uma linha de produtos que combinem os atuais fornecedores de serviços com as mais recentes inovações no acesso à Internet”. AginetA marca Aginet apresenta “uma série de produtos e serviços que oferecem uma gama mais ampla de cenários de aplicação”, explica a TP-Link em comunicado. Ao IT Channel, Carlos Estevão, Enterprise Sales Manager da TP-Link, refere que esta linha nasce dentro da unidade de negócio de service provider da TP-Link que “liderou a empresa numa viagem de seis anos desde o nascimento de uma unidade de negócio até uma marca completamente nova”. “A Aginet é mais do que uma linha de produtos e soluções, é o lançamento de uma identidade da marca totalmente nova. Sob a bandeira Aginet, a TP-Link irá lançar uma gama abrangente de produtos e soluções, incluindo routers Wi-Fi, Whole Home Mesh Wi-Fi, GPON OLT, routers WiFi GPON, routers modem VDSL e routers 4G/5G. Os produtos que agora compõem a Aginet tiveram um crescimento significativo, vendendo mais de cem milhões de produtos no mercado ISP. O futuro da Aginet está na sua capacidade de fornecer produtos e soluções ágeis, para um mercado global”, refere Carlos Estevão. Com os Parceiros a serem “uma parte fundamental” do modelo de negócio da TP-Link, o Canal tem “uma nova forma de trabalhar com a Aginet, através de uma plataforma de gestão de Wi-Fi completa e funcional”. A marca Aginet será lançada nas próximas semanas, estando prevista a disponibilidade em Portugal durante o primeiro semestre de 2022. Carlos estevão acrescenta, ainda, que “o lançamento da Aginet será seguido pela solução TAUC (TP-Link Aginet Unified Cloud). A solução TAUC facilitará a implementação e gestão remota de serviços e rede para ISP e oferece uma melhor experiência aos utilizadores finais”. Novidades para PortugalPara além da marca Aginet, a TP-Link tem também previsto “o aumento do portfólio de Software Defined Networking (SDN), com a integração de novas tecnologias, no médio prazo, implementação de Wi-Fi 6E e possível integração com tecnologia 5G”. Relativamente ao portfólio empresarial, Carlos Estevão detalha que as novidades para este ano “estão relacionadas com a disponibilização de um conjunto de produtos e soluções, com o objetivo de reforçar e consolidar a nossa linha Omada. Nesse âmbito, iremos apresentar equipamentos Wi-Fi 6, para soluções de alta densidade, soluções de outdoor e segmento de hotelaria. Serão também disponibilizados vários equipamentos com tecnologia multi gigabit consolidando a nossa oferta de switching. Todos estes equipamentos são completamente integrados na linha Omada’s Software Defined Networking (SDN)”. Tendências nacionaisCarlos Estevão partilha, ainda, que “a tendência do mercado empresarial aponta para uma necessidade de redução de custos de implementação e manutenção devido a uma maior exigência na resiliência das infraestruturas e inclusão de novas tecnologias, nomeadamente ao nível de soluções de segurança e Wi-Fi 6”. Neste sentido, refere, a linha Omada integra tecnologias que permitem responder aos desafios presentes e futuros das redes do segmento empresarial, nomeadamente o já referido multi gigabit, Wi-Fi 6 e WPA3. A linha Omada, especifica o representante da TP-Link, “disponibiliza um interface intuitivo e simplificado do ponto de configurações, com o objetivo de minimizar os custos de implementação, sendo por isso um ferramenta fundamental que os Parceiros de negócio têm ao seu dispor para melhorar a sua proposta de valor ao Mercado”. |