2016-1-12
A Siemens e os seus Parceiros estão a avaliar métodos de troca de informações entre automobilistas e sinais de trânsito, de modo a tornar o tráfego mais seguro e mais eficiente.
Esta pesquisa surge no seguimento do projeto da União Europeia, Compass4D, cujo objetivo é avaliar diferentes sistemas de tráfego inteligentes e cooperativos, instalados em sete cidades europeias. A Siemens aliou-se à Universidade de Newcastle e à Câmara Municipal local, através da Communicating Cars Innitiative, de modo a demonstrar os benefícios práticos de sistemas de transporte inteligentes e as vantagens da sua utilização no dia-a-dia das cidades europeias. Para colocar o projeto em prática, foram equipados, com unidades de comunicação, 12 veículos de emergência médica, dois carros elétricos da Universidade de Newcastle e 20 semáforos localizados ao longo das duas artérias principais da cidade em questão. Através destas unidades de bordo, os veículos enviam aproximadamente 10 vezes Os condutores dispõem ainda de uma aplicação para visualizar a informação do centro do controlo num tablet. Assim, podem acompanhar a contagem decrescente até à próxima mudança de sinal e receber recomendações de como melhor adaptar o seu modo de condução às atuais condições de trânsito. Quando o veículo de teste estiver a 200 metros do semáforo, o sinal muda para verde sempre que possível. O projeto promete trazer vantagens para as cidades, uma vez que a integração de informação com recurso à tecnologia permite tornar o trânsito, nos eixos rodoviários, mais seguro, mais fluído e energeticamente mais eficiente, reduzindo ao mesmo tempo as emissões de CO2. A Siemens é sobretudo responsável pelas unidades roadside e pela troca de dados entre os veículos e o centro de controlo de tráfego. Isto inclui a integração das unidades roadside com a aplicação, com a unidade de bordo e o software do controlo de tráfego. As unidades roadside utilizam sistemas de comunicação de dados da família Scalance, ou seja, sistemas originalmente concebidos para comunicar em ambientes industriais. Nos últimos anos, os investigadores do departamento de Corporate Technology da Siemens têm vindo a adaptar estas unidades para serem utilizadas em sistemas de tráfego inteligentes, tendo desenvolvido software específico para este fim. Desde então, os sistemas Scalance têm sido implementados em diversos ambientes de testes.
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