2018-11-16
Internet of Things (IoT) e inteligência artificial (IA) podem ter um papel importante na prevenção de acidentes de trabalho e respetiva proteção dos colaboradores, que continua a ser um desafio em muitas indústrias
A gestão do risco associada ao desempenho de determinadas profissões continua a ser um ponto crítico em muitos setores de atividade. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 2.78 milhões de pessoas em todo o mundo perdem a vida anualmente devido a doenças ou acidentes relacionados com o trabalho, existindo 178 acidentes de trabalho a cada 15 segundos. Os números, além de trágicos do ponto de vista humano, também representam um preço a pagar do lado das empresas, devido aos custos relacionados com o pagamento de tratamentos e medicação. Não é possível olhar para a segurança dos trabalhadores sem antes considerar os motivos dos acidentes: erro humano, negligência em relação aos procedimentos de segurança, uso inapropriado de equipamento, falta de preparação/formação, condições externas, entre outros fatores. Erros que as ferramentas tecnológicas hoje ao dispor podem ajudar a contornar.
Monitorizar para prevenirQuando temos sensores que a todo o momento recolhem informação sobre o mundo físico, e que comunicam entre si, conseguimos compreender melhor o ambiente que nos rodeia. Esta monitorização aplica-se tanto a equipamentos como a pessoas, o que significa que é possível obter maior controlo sobre determinadas situações e prever potenciais riscos. Dados de IoT recolhidos a partir de wearables (como capacetes, por exemplo) podem ser combinados com dados recolhidos por sensores para monitorizar o bem-estar do trabalhador e as condições do ambiente que o rodeia. Outros dados, como temperatura corporal e ritmo cardíaco, são igualmente importantes do ponto de vista da prevenção. A combinação entre estes dados de IoT recolhidos em tempo real e software de analítica avançada abre portas a insights valiosos que permitem atuar antes de qualquer problema.
IBM IoT Worker InsightsEsta solução coloca a conformidade no centro da segurança, facilitando a identificação e a eliminação de riscos no local de trabalho. A IBM IoT Worker Insights combina dados de IoT obtidos a partir de wearables, sensores ambientais e dados de outra natureza com analítica avançada. Deste modo é possível obter insights em tempo real, contextualizando tempo e local, análises de tendências e previsões e informações sobre o trabalhador. Esta poderosa solução ajuda os trabalhadores a Pensar, a Informar e a Agir. Também permite que as chefias utilizem informações preditivas para resolver problemas antes de estes se manifestarem.
Principais benefícios da IBM IoT Worker Insights:
Mais insights e rapidezA IBM IoT Worker Insights conecta, ingere, agrega e analisa dados a partir de uma ampla variedade de fontes, incluindo sensores, wearables, sistemas legacy, informações meteorológicas, entre outras.
Proteção preditiva e em condições extremasAs suas capacidades de aprendizagem permitem que melhore constantemente as guidelines de segurança e o cumprimento regulatório. Em condições de trabalho extremas, a solução ajuda a recolher, integrar e analisar dados de colaboradores tendo em conta fontes externas para melhor gerir a segurança, a saúde e o bem-estar. Em caso de emergência, o software ajuda a acionar uma resposta imediata.
Minimizar o riscoO IBM IoT Worker Insights encoraja um ambiente mais seguro, ajudando a reconhecer e a eliminar riscos no local de trabalho. O software ajuda a monitorizar no sentido de que os colaboradores utilizem equipamento de segurança adequado. Ao identificar cada colaborador pelo nome e o contexto do seu trabalho e comportamento, permite que as organizações melhorem o seu relacionamento de confiança com os trabalhadores e o tipo de seguros que se contratam.
Capacidades cognitivasA solução está integrada na plataforma IBM Watson IoT, permitindo beneficiar de recursos de processamento de linguagem natural, machine learning e analítica de imagem e texto, para melhor gerir a segurança end-to-end dos colaboradores.
Recolha de dados de wearablesO software ajuda a prevenir acidentes através dos dados recolhidos em tempo real de sensores de wearables. Estes sensores podem ajudar a prevenir acidentes ao monitorizar a fadiga dos colaboradores e ao sugerir períodos de descanso. Os sensores emitem alertas sempre que um colaborador está em proximidade com um equipamento em movimento, alertando quer o funcionário quer o seu supervisor através de áudio e de notificações por vibração. Além do mais, a solução gera mapas térmicos que mostram as áreas de maior risco.
Conteúdo co-produzido por MediaNext para a Arrow ECS Portugal
|