2015-2-25
A Portugal Telecom e a Alcatel-Lucent protagonizaram uma sessão pioneira a nível mundial, ao garantir a primeira ligação a um terabit por segundo (1Tb/s) sobre uma rede de fibra ótica já existente e numa extensão de mais de 500km.
Este teste está enquadrado numa estratégia de evolução da rede de transporte ótico, pretendendo-se dotar a rede ótica de inteligência e criar uma arquitetura evolutiva de Optical Network as a Service (ONaaS).
A ligação foi feita sobre um par de fibras óticas já existente na rede de produção da PT Portugal e, de forma a suportar a capacidade de 1Tb/s, recorreu a técnicas de modulação eficiente (enhancement Digital Signal Processing e Coherent Detection), que permite reduzir a latência em 20%, e às tecnologias Flexgrid (Flexible grid) e Superchannel, que introduzem uma maior eficiência espectral, aumentando a capacidade da rede assim como a largura de banda disponível no core da mesma. A ligação foi completada a nível IP com ligações nos Core Router IP/MPLS com interfaces a 100Gb/s. |