2016-3-28
A Akamai revela no seu mais recente relatório, relativo ao quarto trimestre de 2015, que a velocidade média da Internet aumentou 23 por cento face a 2014. Portugal surge destacado: mundialmente, foi o país que registou um maior aumento na adoção de velocidades de 25Mbps
Utilizando a informação recolhida pela sua plataforma inteligente, Akamai Intelligent Platform, a empresa oferece uma visão global sobre a Internet - velocidade de conexão, adoção da banda larga, o esgotamento da IPv4 e a implementação da IPv6.
A Akamai revela que a velocidade média de conexão aumentou apenas 8,6 por cento face ao trimestre anterior, mundialmente, chegando aos 5,6 Mbps, refletindo assim um aumento anual de 23 por cento. Mundialmente, o país que mais cresceu a nível de velocidade média foi a Coreia do Sul, com 26,7 Mbps, seguido da Suécia (19,1 Mbps) e pela Noruega (18,8 Mbps). Os países que se seguem são os Países Baixos (17,0 Mbps), Suíça (16,7 Mbps), Finlândia (16,6 Mbps) e a Dinamarca (16,1 Mbps).
Este estudo revela também que a Europa teve um desempenho positivo em relação às alterações anuais das velocidades médias de conectividade. O avanço dos países europeus em direção à adoção dos 25 Mbps continua a progredir, colocando a região cada vez mais próxima de uma maior conectividade em banda larga.
Segundo o relatório, em todo o mundo, 7,1 por cento dos IPs únicos conectaram-se à Akamai a velocidades médias de 25 Mbps, no mínimo, o que pressupõe um aumento de 37 por cento em comparação com o trimestre anterior.
Anualmente, a adoção mundial de 25Mbps aumentou 74 por cento face a uma redução anual de 15 por cento verificada no Q3 de 2015.
Portugal liderou esta tendência, com um aumento anual de 441 por cento na adoção de 25 Mbps ( agora 9 por cento do total de utilizadores).
Seguem-se a Dinamarca (até 188 por cento) e a Noruega (até 165 por cento).
A Akamai destaca o Reino Unido como o país que oferece a velocidade média de conectividade móvel mais rápida do mundo, com 26,8 Mbps, seguindo-se Espanha, com 14,0 Mbps.
No trimestre analisado, mais sete países europeus mantiveram uma velocidade média de conectividade superior à marca de 10 Mbps, nomeadamente a Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Irlanda, Eslovaquia e Suécia.
O país que apresentou as alterações mais reduzidas foi a Irlanda, com um crescimento de 0,7 por cento.