2023-6-23
O Wi-Fi 6 e a Wi-Fi 6E continuam a impulsionar este crescimento. Dados da IDC mostram uma queda de 8,8% no primeiro trimestre relativamente ao segmento de consumo do mercado WLAN
O segmento empresarial no que toca ao mercado mundial de redes locais sem fios mantém-se em crescimento após ter aumentado 43,3% ano a ano no primeiro trimestre de 2023, totalizando 2,8 mil milhões de dólares. Os dados publicados no Worldwide Quartely Wireless LAN Tracker da IDC revelam que a Wi-Fi 6 e a Wi-Fi 6E continuam a impulsionar este crescimento. Os Pontos de Acesso Dependentes (APs) Wi-Fi 6 representaram 78,6% das receitas de APs. No caso do Wi-Fi 6E, as receitas cresceram 14,1% do quarto trimestre de 2022 para o primeiro trimestre de 2023, representando 10,4% das receitas de AP dependentes. Relativamente ao segmento de consumo do mercado WLAN, os dados mostram uma queda de 8,8% ano a ano no primeiro trimestre de 2023, com o Wi-Fi 6 a reunir 47,6% das receitas deste segmento no mesmo período. “Um fator significativo que impulsiona o crescimento do mercado de WLAN continua a ser a redução da escassez de componentes e as interrupções ao nível de supply chain, permitindo que os fornecedores reconheçam a receita do cumprimento de pedidos de produtos atrasados. Enquanto isso, a adoção contínua de novos padrões de Wi-Fi aumenta o ímpeto do mercado”, afirma Brandon Butler, research manager Enterprise Networks da IDC. No que toca a empresas, as receitas de WLAN da Cisco aumentaram 62,7% ano a ano nos primeiros três meses de 2023 para 1,3 mil milhões de dólares, garantindo uma quota de mercado de 47,1% no final do trimestre; de seguida surge a HPE-Aruba, com um aumento de 39,5% em relação ao período homólogo de 2022, com uma quota de mercado de 16% no trimestre; a Huawei teve um crescimento nas receitas de 44,1% ano a ano, mas apresentou, no entanto, uma quota mais baixa de mercado, 4,6%. No geral, o mercado empresarial WLAN obteve resultados fortes um pouco por todo o mundo, com o mercado a crescer nos EUA 67,4% ano a ano no primeiro trimestre; o aumento foi ainda maior na América Latina, com 80,9%; na Europa Ocidental o mercado aumento 51,2%, enquanto na Europa Central e Oriental caiu 2,5%; já no Médio Oriente e África as receitas aumentaram 37,8%; e na Ásia/Pacífico subiu 33%. |