2023-9-07
IDC indica que as receitas do mercado mundial de wireless LAN empresarial cresceram 43,3% no segundo trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do último ano
O segmento empresarial do mercado mundial de rede local sem fio (WLAN) aumentou as receitas 43,3% ano após ano no segundo trimestre de 2023 para três mil milhões de dólares, de acordo com resultados publicados pela IDC. O segmento de consumo do mercado WLAN diminuiu 14% ano após ano no segundo trimestre deste ano. Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E, os mais novos padrões da indústria WLAN, continuam a impulsionar o crescimento no segmento empresarial do mercado. Os pontos de acesso dependentes (AP) de Wi-Fi 6 representaram 79,7% das receitas de AP dependentes. Ao mesmo tempo, o Wi-Fi 6E, que expande a utilização de Wi-Fi para a banda de espectro de 6 GHz, teve um impulso contínuo, com as receitas a crescer 51,5% no segundo trimestre 2023 em comparação com os primeiros três meses deste ano para representar 14,3% das receitas de AP dependentes e 7,7% das receitas de AP dependentes. A adoção de Wi-Fi 6 também continua no segmento de consumo do mercado WLAN. No segundo trimestre de 2023, o Wi-Fi 6 representou 51,6% da faturação do mercado de consumo. “O mercado WLAN empresarial continuou o seu forte crescimento no segundo trimestre de 2023 que se baseia no forte crescimento durante grande parte do ano passado”, referente Brandon Butler, research manager de enterprise networks da IDC. “Um fator significativo que impulsiona o crescimento do mercado WLAN continua a ser a diminuição da escassez de componentes e das interrupções na cadeia de abastecimento, o que permite aos fornecedores reconhecer receitas provenientes do cumprimento de encomendas de produtos em atraso. Entretanto, a adoção contínua de novos padrões Wi-Fi aumenta a dinâmica do mercado”. O mercado WLAN empresarial teve resultados sólidos em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o mercado aumentou 79,5% ano a ano no segundo trimestre de 2023 enquanto no Canadá o mercado subiu 79,1% e na América Latina o mercado cresceu 49,6%. O mercado na Europa Ocidental aumentou 29,7% no segundo trimestre de 2023 enquanto na Europa Central e Oriental o mercado aumentou 42%. Na região do Médio Oriente e África, as receitas do mercado aumentaram 51%. Na região Ásia/Pacífico (excluindo Japão e China), o mercado subiu 36,8%. Na República Popular da China o mercado caiu 12,5%, enquanto no Japão o mercado subiu 14,6%. |