2024-5-06
Em 2023, os gastos a nível mundial nos serviços de telecomunicações e de televisão pré-paga tiveram um aumento de 2,1% quando comparado com 2022
A IDC espera que o gasto nos serviços de telecomunicações irá crescer apenas 1,4% em 2024, chegando ao total de 1.530 mil milhões de dólares gastos na indústria das telecomunicações. O progresso da indústria abrandou durante o fim de 2023 com uma avaliação de crescimento mais baixa que as anteriores previsões da IDC. Isto resultou, primeiramente, de um progresso mais lento por parte das Américas, onde a combinação do crescimento económico lento, uma alta inflação e o mercado saturado criaram um ambiente que não era favorável ao crescimento do mercado. No entanto, na Europa o mercado acabou por ter um crescimento mais rápido devido às regulamentações impostas aos operadores de telecomunicações, onde as tarifas poderiam crescer em conjunto com a inflação. Estes ajustes às tarifas dos operadores fizeram com que os consumidores mudassem para outros operadores com tarifas mais baratas, o que significa que o valor de crescimento foi menor do que o aumento das tarifas. Os principais bancos dos Estados Unidos da América e da Europa têm adiado a decisão para diminuir as taxas de juro, o que tem impactado o potencial de uma recuperação económica mais robusta. Desta forma, é esperado que o ambiente do mercado se mantenha desfavorável nos próximos anos. Conforme a inflação continuar a diminuir gradualmente, o impacto positivo do aumento das tarifas irá diminuir com o tempo. O segmento das redes móveis continua a ser a maior parte das receitas das operadoras de telecomunicações, devido ao aumento do uso de dados móveis e de aplicações Machine-to-Machine. Este crescimento diminui quando se gasta em serviços de voz ou serviços de mensagens. O serviço de dados continua a aumentar devido à grande demanda de serviços com maior banda larga. Apesar do pequeno declínio no mercado de televisão paga devido ao aumento de popularidade das plataformas de streaming e de serviços OTT, estas ofertas vão continuar como uma parte essencial dos serviços de telecomunicações. É óbvio que o desenvolvimento do mercado dos serviços de conectividade ainda é muito lento e que a antecipação do crescimento das receitas das empresas de telecomunicações é baixa para manter os clientes satisfeitos. “A nossa pesquisa já identificou que a maioria dos casos incluiu chatbots de serviço ao consumidor, assistentes virtuais e técnicos no campo, bem como o uso de inteligência artificial para a modernização de redes e a previsão de manutenção, gestão do tráfego de redes, marketing personalizado, deteção e prevenção de fraudes. Estas melhorias, juntamente com outras que serão inventadas brevemente, deverão ajudar os operadores de telecomunicações a agilizar as operações, melhorar a experiência dos clientes e manterem-se competitivos nesta indústria que desenvolve rapidamente”, comentou Kresimir Alic, Research Director na IDC. |