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O Jornal de Negócios, do grupo Cofina, um dos lesados pelo apagão do passado fim de semana, adianta na sua edição de hoje que “fonte oficial” (não identificada ) da PT terá indicado um colaborador do fabricante do sistema de Storage, durante uma operação de manutenção, como o responsável pelo maior apagão da história da web portuguesa, que levou à interrupção de muitos sites de comunicação social (os mais visíveis) e de sites empresariais e da administração pública durante mais de 48 horas.
No IT Channel, desde Domingo, temos a confirmação por várias fontes de que o problema estava nos sistemas de storage, aliás, a única explicação possível para uma recuperação que foi feita lentamente e site por site.
Contactado na segunda-feira, o fabricante remeteu as explicações para a Portugal Telecom, que acabaria por enviar uma nota oficial à redação do IT Channel, onde na forma polida das R.P.s institucionais dizia:
(…) As nossas equipas e dos nossos Parceiros, fabricantes do equipamento, estão a trabalhar ininterruptamente com vista a ultrapassar a situação verificada.
Hoje, quarta-feira, a PT (pela fonte organicamente oficial) reiterou ao IT Channel que não responsabiliza nenhum parceiro tecnológico pelo incidente.
Muitos sites empresariais de grande tráfego estiveram mais de 48 horas indisponíveis, como as Páginas Amarelas, Ticket Line entre outros, mas foram os sites da comunicação social pertencentes ao Grupo Impresa (Sic, Sic Notícias, Visão etc…) e ao Grupo Cofina ( Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios etc..) que tornaram mais visível este apagão.
É deste último (Grupo Cofina) um comunicado de especial dureza, responsabilizando a PT num comunicado publicado em todos os seus sites no Domingo, logo após restabelecida a situação:
(…)A Cofina Media tomará todas as medidas que se demonstrarem necessárias para que situações com esta gravidade não se voltem a repetir no futuro, assegurando que os seus fornecedores de serviços estão à altura do compromisso que temos consigo.
O IT Channel publicará na sua edição de março uma análise completa sobre este incidente, que pela dimensão dos websites afetados e a longa duração da ocorrência o torna no mais grave downtime na história da web em Portugal.
Leia aqui mais sobre este incidente
Atualizado às 17:20h de quarta-feira |