2015-3-03

REDES

HP compra Aruba Networks e coloca pressão sobre a Cisco

A Hewlett-Packard finalizou esta segunda-feira o acordo para a aquisição do fabricante de sistemas high-end de wireless, a Aruba Networks, e coloca-se assim como o principal rival da Cisco na disputa pelos mercados empresariais

HP compra Aruba Networks e coloca pressão sobre a Cisco

Os parceiros da Aruba continuarão a sua atividade, podendo agora integrar produtos HP.

No passado dia 2 de Março a administração da HP e a da Aruba acordaram sobre a aquisição de 100% do capital desta última, por 3 mil milhões de dólares passando a Aruba a ser parte da divisão HP Enterprise Group.

A Aruba Networks, cujo crescimento de quase 30% no passado ano demonstra o seu potencial, dispõe de soluções wireless high-end, o state of the art atual no standard 802.11 AC, especialmente em ambientes Campus Network, mas não dispunha da capacidade comercial e da rede de parceiros que a HP agora lhe pode proporcionar.

Assim, a questão não é tanto somar a quota de mercado da Aruba à da HP Networks, mas sim saber até onde a HP pode catapultar este conjunto de produtos e soluções.

Para a CEO da Hewlett-Packard, Meg Whitman, “as empresas estão a enfrentar um mundo onde a mobilidade vem primeiro e estamos à procura de soluções que as ajudem a transferir os investimentos para o novo modelo de TI”.

Esta é a primeira aquisição de vulto de Meg Whitman desde que comanda os destinos da HP, e seguramente uma aquisição muito mais estratégica do que algumas das polémicas aquisições feitas no passado pelo seu antecessor.

Os parceiros da Aruba continuarão a sua atividade, podendo agora integrar produtos HP nas suas ofertas, assim como os parceiros da HP irão aceder ao hardware e soluções de software da Aruba Networks.

A Aruba Networks é, de acordo com a IDC, o segundo maior fabricante de redes wireless empresariais, com vendas de 813 milhões de dólares e 12% de quota de mercado, contra os 48% detidos pela Cisco.

Agora integrada na HP, a Aruba vai colocar uma pressão séria sobre o negócio wireless da Cisco.
Em declarações à revista de Canal norte-americana CRN, Whitman não escondeu o seu objetivo ao dizer: “Vamos retirar novamente quota de mercado à Cisco”.

Recomendado pelos leitores

Backup, cibersegurança e IA em destaque na QNAP World Tour 2024
REDES

Backup, cibersegurança e IA em destaque na QNAP World Tour 2024

LER MAIS

Ericsson destaca o papel do 5G Standalone e 5G Advanced até 2030
REDES

Ericsson destaca o papel do 5G Standalone e 5G Advanced até 2030

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.