2014-10-02

REDES

Dispositivos obsoletos nas redes empresariais no nível mais elevado dos últimos seis anos

Dados recolhidos em 2013 abrangeram 74 mil dispositivos em organizações de 32 países. Mais de metade dos dispositivos têm mais de cinco anos e foram já descontinuados no mercado.

Dispositivos obsoletos nas redes empresariais no nível mais elevado dos últimos seis anos

Adicionalmente, 27% dos dispositivos estão na fase ‘posterior’ do ciclo de vida do produto, e no ponto em que o fornecedor começa a diminuir o suporte.

A percentagem de dispositivos obsoletos e antigos nas redes corporativas a nível mundial tem vindo a aumentar nos últimos seis anos. Mais de 51% dos dispositivos analisados pelo relatório Network Barometer Report 2014, divulgado pela Dimension Data, são antigos e/ou obsoletos (no mínimo com cinco ou mais anos de idade). Adicionalmente, 27% dos dispositivos estão na fase ‘posterior’ do ciclo de vida do produto, e no ponto em que o fornecedor começa a diminuir o suporte.

Publicado pela primeira vez em 2009, o relatório deste ano foi compilado a partir dos dados tecnológicos recolhidos em 2013, tendo em conta 288 auditorias que abrangeram 74 mil dispositivos tecnológicos em organizações de todas as dimensões e de todos os sectores da indústria, em 32 países. Adicionalmente, foram recolhidos dados de 91 mil incidentes registados nas redes de clientes que a Dimension Data suporta.

Raoul Tecala, Business Development Director for Networking na Dimension Data refere que, “ao longo dos últimos anos, temos assistido a um aumento continuado da percentagem de dispositivos antigos e obsoletos, e a suposição convencional era de que o ciclo de actualização de tecnologia estaria iminente. No entanto, a pesquisa revela que as organizações estão a utilizar os activos de rede por mais tempo do que o esperado.”

Tecala refere que há três forças principais por detrás desta tendência. Em primeiro lugar, após a crise económica, as empresas mantêm-se focadas na redução de custos. Em segundo lugar, há uma maior apetência para utilização de modelos de consumo das TIC as-a-service de forma a reduzir a necessidade das organizações investirem na própria infra-estrutura. “Acreditamos também que o aparecimento das redes definidas por software (software defined networks - SDN) poderá levar as organizações a ‘esperar para ver’ antes de seleccionar e implementar uma nova tecnologia – factor que deverá tornar-se mais influente nos próximos 16 a 36 meses.

O responsável da Dimension Data revela ainda esperar que, “com o crescimento do cloud computing, a mobilidade e o número de ‘coisas’ conectadas” haverá pressão adicional sobre a rede, e que “os clientes terão de repensar a sua arquitectura de rede, e não dispositivos específicos”.

Observando os dados numa perspectiva regional, as Américas, Ásia-Pacifico e Europa apresentam aumentos relevantes no percentual de dispositivos obsoletos e antigos, enquanto a Austrália e Médio Oriente & África (MEA) parecem ter melhorado ligeiramente em relação ao ano passado. “Grande parte dos aumentos podem ser explicados pela macroeconomia. Gastos de infraestrutura de rede estão muitas vezes ligados a condições económicas locais: diminui em períodos de contração e acelera durante períodos de crescimento.

Outros dados relevantes do Network Barometer Report revelam que três sectores apresentam grandes aumentos da percentagem de dispositivos obsoletos: serviços financeiros (+13%); governo, saúde, e educação (+11%) e prestadores de serviços de telecomunicações (+33%).

Recomendado pelos leitores

Backup, cibersegurança e IA em destaque na QNAP World Tour 2024
REDES

Backup, cibersegurança e IA em destaque na QNAP World Tour 2024

LER MAIS

Ericsson destaca o papel do 5G Standalone e 5G Advanced até 2030
REDES

Ericsson destaca o papel do 5G Standalone e 5G Advanced até 2030

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.