2014-6-24

REDES

Vídeo em veículos em movimento

Bell Labs e net mobile AG reduzem problema da baixa qualidade do streaming

Os Bell Labs, a área de investigação e desenvolvimento da Alcatel-Lucent, e a net mobile AG, um fornecedor líder end-to-end de serviços móveis de valor acrescentado e soluções de pagamento, reduziram a probabilidade de baixa qualidade de streaming de vídeo em movimento com uma nova tecnologia que pode garantir uma melhoria de até seis vezes a oferta atual – sem consumir maior capacidade de rede

Bell Labs e net mobile AG reduzem problema da baixa qualidade do streaming

Context-Aware Vídeo Streaming (CARA)

A nova tecnologia – Context-Aware Video Streaming – é baseada na solução dos Bell Labs designada Context-Aware Radio Access (CARA). Tira partido de informação georreferenciada, incluindo mapas de estradas e de cobertura de redes e dados de performance rádio, para oferecer algoritmos que preveem o desempenho futuro da rede.

Baseada nessa previsão, mais segundos do vídeo são descarregados para o equipamento do utilizador em áreas de boa cobertura antes do veículo entrar numa zona de cobertura fraca. Tal resulta numa redução dramática de paragens do vídeo e uma melhoria significativa na experiência do consumidor.

Os ganhos de qualidade foram medidos em testes por Düsseldorf na Alemanha sobre uma rede móvel convencional. As rotas consistiram em autoestradas, túneis e outras áreas típicas dos utilizadores que viajam em cidade no seu carro ou transporte público. Um vídeo realizado durante estes testes mostra a diferença de qualidade do streaming de vídeo na estrada entre dois equipamentos, um com esta tecnologia e outro sem a mesma.

Dieter Plassmann, CTO da net mobile AG indicou: “A melhoria na qualidade do streaming em movimento é um grande desafio para todos os envolvidos na indústria móvel, incluindo operadores, vendedores de equipamentos, de conteúdos, assim como fornecedores de serviços. Deixa-me muito orgulhoso que a nossa investigação conjunta com os Bell Labs da Alcatel-Lucent tenha já produzido resultados e nos colocado à frente de outras empresas na oferta de uma experiência de utilizador de streaming de vídeo, em todos os equipamentos, em qualquer lado e a qualquer hora, sempre com qualidade.”

Tod Sizer, head of wireless research dos Bell Labs referiu: “Vivemos num mundo que está cada vez mais dependente de equipamentos móveis. Precisamos de encontrar novas e criativas formas de entregar conteúdo vídeo independentemente de onde o utilizador esteja. Esta colaboração produziu resultados promissores que temos esperança de melhorar e continuar a explorar à medida que trabalhamos na próxima geração de redes.”


Sobre a tecnologia Context-Aware Radio Access (CARA) dos Bell Labs
A tecnologia CARA possibilita a entrega de serviços de elevada qualidade em áreas onde exista pouca qualidade ou cobertura. É particularmente útil à medida que cada vez mais utilizadores viajam rapidamente entre uma célula rádio e outra com mais equipamentos, em áreas com grande congestão ou em áreas com cobertura reduzida como túneis e ruas estreitas.
A procura para vídeo em movimento continua a crescer dramaticamente entre consumidores e negócios. Como resultado, os Bell Labs estão focados em desenvolverem soluções de otimização vídeo para redes sem fios, como sendo LTE evolved Multimedia broadcast Multicast (eMBMS), e continua a fazer esta investigação para redes sem fios 5G. A tecnologia Context-Aware Video Streaming está a ser integrada no serviço de streaming da net-mobile AG num teste público que vai arrancar este Verão.

Recomendado pelos leitores

AtlasEdge anuncia Parceria estratégica com a Colt em Portugal
REDES

AtlasEdge anuncia Parceria estratégica com a Colt em Portugal

LER MAIS

Colt conclui teste de criptografia quântica segura na sua rede de fibra ótica
REDES

Colt conclui teste de criptografia quântica segura na sua rede de fibra ótica

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.