As conclusões apresentadas na edição preliminar do relatório Ericsson Mobility Report permitem revelar que cinco aplicações principais dominam o tráfego móvel gerado através de dispositivos inteligentes.
Nos países que constam no relatório – EUA, Coreia do Sul e Espanha –, estas apps representam respetivamente cerca de dois terços de todo o tráfego aplicacional sobre redes móveis, o que reflete uma tendência mundial.
O streaming de vídeo e as redes sociais foram de longe as aplicações mais populares em cada país. Apesar das tendências gerais, cada nação tem as suas próprias preferências: em dezembro de 2014 o top três nos EUA incluía as apps Netflix e YouTube, e na Coreia do Sul destacaram-se de forma notável a app de TV peer-to-peer AfreecaTV e o portal NAVER desenvolvido no próprio país. O Facebook foi a app número um em cada país estudado.
O relatório conclui ainda que o vídeo móvel domina o crescimento do tráfego, prevendo-se que aumente cerca de 45% ao ano até 2020.
Ao longo dos próximos seis anos, o tráfego total de vídeo móvel vai crescer 17 vezes mais do que nos últimos seis anos. Entre os fatores mais importantes que impulsionam este rápido crescimento incluem-se o aumento da quantidade de dispositivos capacitados para a reprodução de vídeo, a maior dimensão dos ecrãs e a melhor qualidade de imagem.
O outro motivo de crescimento tem a ver com o facto de o vídeo se estar a transformar numa parte cada vez maior do conteúdo online, nomeadamente no que diz respeito a notícias, anúncios e social media. O vídeo é cada vez mais partilhado através de sites sociais populares, como é o caso do Twitter.
Os números revelados para o quarto trimestre no que concerne à adesão a diferentes padrões de tecnologia móvel revelam que, pela primeira vez, a tecnologia LTE obteve o maior acréscimo com 110 milhões de novos utilizadores.
O relatório analisou ainda os standards tecnológicos como HSPA e GSM EDGE, entre outros. De igual forma, os valores anuais para 2014 mostram um aumento de 800 milhões de novos utilizadores de smartphones em todo o mundo, perfazendo um total de 2,7 mil milhões – um aumento de 40% face ao total de 1,9 mil milhões de utilizadores de smartphones registado em 2013.
Os resultados do relatório refletem uma quebra no número de telespetadores de TV tradicional e um aumento no número de pessoas que preferem os serviços de streaming. Tendo analisado nove mercados em todo o mundo, o Ericsson ConsumerLab identificou uma mudança no comportamento de visualização do consumidor ao medir a frequência de visualização: este ano, e pela primeira vez, haverá mais pessoas a assistir à transmissão de vídeo em stream on demand do que à emissão tradicional de TV ao longo de um período semanal nesses mercados.
Entre os principais fatores para esta mudança encontram-se a chegada da tecnologia 4G, a cada vez maior utilização do smartphone e do tablet e uma mudança no comportamento dos consumidores em relação aos serviços on demand de fácil utilização, que oferecem um acesso multiplataforma ao conteúdo. |