2015-7-22

REDES

Alcatel-Lucent revela expetativas dos consumidores face aos novos serviços móveis

Um estudo abrangente conduzido pela Alcatel-Lucent revela que os consumidores esperam que os seus fornecedores de serviços melhorem continuamente as ofertas de alta definição de voz e de videochamadas sobre as redes LTE e Wi-Fi

Alcatel-Lucent revela expetativas dos consumidores face aos novos serviços móveis

No inquérito, que envolveu 5500 proprietários de smartphones nos EUA, Reino Unido, Japão e Brasil, a Alcatel-Lucent identificou de que forma tecnologias como os wearables, casas e viaturas conetadas, e a Internet of Things (IoT) vão mudar a forma como os consumidores utilizam os serviços e interagem com os seus dispositivos móveis no futuro.

O estudo concluiu que os fornecedores de serviços estão registar uma erosão das receitas provenientes dos serviços tradicionais, de voz e de mensagens, devido à concorrência agressiva criado pelas empresas que disponibilizam aplicações para smartphones.

Para contrariar esta tendência, a Alcatel-Lucent, em colaboração com a consultora e analista de mercado Penn Schoen Berland, identificou os novos serviços que os utilizadores de smartphones querem utilizar e a forma como pensam usá-los, no estudo “5,504 Smartphone Consumers Can’t be Wrong – 7 New Mobile Service Opportunities”.

O estudo fala ainda das novas estratégias que as empresas podem adotar para melhor interagirem com os clientes utilizadores de smartphones. Partindo de uma série de recomendações, e de uma discriminação dos dados demográficos, os fornecedores de serviços podem usar a informação disponível para diferenciarem as suas ofertas, explorarem novas formas de ajustarem os serviços aos vários segmentos de clientes e, em troca, aumentarem as receitas.

Entre as principais conclusões do estudo, destaque para o facto de mais de 60% dos consumidores de smartphones nos EUA, no Reino Unido e no Brasil se mostrarem interessados em utilizar videochamadas para interagirem com as empresas. Cerca de metade dos consumidores inquiridos nos EUA e no Reino Unido, e 80% dos utilizadores no Brasil, revelaram esperar realizar mais videochamadas nos próximos cinco anos.

Mais de 30% dos consumidores nos EUA acreditam que a possibilidade de poderem experimentar chamadas de voz de alta definição – VoLTE - vai conduzir a um aumento do número de chamadas e do tempo de duração das mesmas. E entre 78% e 97% dos inquiridos admitiram efetuar chamadas via Wi-Fi se esta opção fosse disponibilizada pelo seu fornecedor de serviços.

Mais de 60% dos consumidores de smartphones nos EUA, Reino Unido e Japão mostram-se disponíveis para pagarem serviços de comunicação automatizados. O Brasil exibe, nesta questão, a percentagem mais elevada.

“Os detentores de smartphones de hoje em dia sabem bem o que querem em termos de aplicações e serviços, e este estudo ajuda os fornecedores de serviços a filtrarem o que é realmente importante e a identificarem oportunidades de se diferenciarem dos players over-the-top, reconhecendo ao mesmo tempo os reais benefícios dos diferentes negócios”, refere Josh Aroner, vice-presidente da área de IP Platforms, da Alcatel-Lucent.

Recomendado pelos leitores

Backup, cibersegurança e IA em destaque na QNAP World Tour 2024
REDES

Backup, cibersegurança e IA em destaque na QNAP World Tour 2024

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.