2014-7-22

REDES

Vídeo é o Foco

Alcatel-Lucent abre novo centro de pesquisa Bell Labs no Reino Unido

Os Bell Labs, área de investigação e desenvolvimento da Alcatel-Lucent, acabam de inaugurar um novo centro de pesquisa em Cambridge, no Reino Unido, liderado por Bo Olofsson. O director global da área de pesquisa de conteúdos em tempo real na Cloud e CDN (Content Delivery Network) de vídeo chefiará esta área e o fornecimento de vídeo em tempo real a todos os tipos de dispositivos conectados, como smartphones, consolas de jogos, tablets, smart tvs e outros, nos Bell Labs

Alcatel-Lucent abre novo centro de pesquisa Bell Labs no Reino Unido

Bo Olofsson dirige a equipa dos Bell Labs, que vai ficar localizada junto da área de IP Vídeo da Alcatel-Lucent para se concentrar na inovação das redes de

Este é o segundo centro de investigação dos Bell Labs, após a abertura do primeiro focado em Cloud e sedeado em Tel Aviv, Israel, no passado mês de maio. Ainda este ano a Alcatel-Lucent anunciará a abertura de um terceiro centro de investigação.

Os Bell Labs focam a sua actividade na forma como as redes de telecomunicações devem evoluir tendo por base as exigências e mudanças de comportamento dos utilizadores.

A investigação no centro de Cambridge será centrada na evolução do vídeo e no fornecimento de conteúdos na Cloud em tempo real. O vídeo constitui atualmente aproximadamente 75% do tráfego na rede de um fornecedor de serviços móveis. Está previsto que esta percentagem aumente à medida que as preferências dos consumidores mudam e a procura por vídeo, através de qualquer dispositivo, aumente ainda mais, levando à necessidade de as redes evoluírem.
Além disso, com o crescimento dos conteúdos gerados pelo utilizador – a partir dos tablets, dos smartphones, das câmaras de vídeo e das máquinas, que necessitam de ser carregados, armazenados, geridos e fornecidos em tempo real – a escala e o âmbito das redes centradas em vídeo aumentarão ainda mais. Isto torna essencial o desenvolvimento de soluções inovadoras que ajudem no design de futuras redes “video centric”.

A nova equipa dos Bell Labs estará baseada nas instalações de IP Video business da Alcatel-Lucent, que cresceu de forma significativa depois da aquisição da Velocix em 2009, sedeada em Cambridge. Centrada no fornecimento de serviços de integração especializados e com um dos mais inovadores leques de soluções de vídeo no mercado, a área de IP Video da Alcatel-Lucent foi nomeada o principal fornecedor de equipamentos de CDN pela SNL Kagan MRG. As soluções de IP Video incluem o Cloud-DVR, que foi premiado com um Emmy®, o Velocix CDN e o Transparent Caching.

O director deste novo centro Bell Labs, Bo Olofsson, desempenhou anteriormente o cargo de director do grupo de investigação de produtos da British Sky Broadcasting, e foi responsável pela pesquisa e experimentação de tecnologias emergentes nos meios de comunicação social e pelo seu potencial de aplicação futuro e implicações para a Sky. Antes disso, Olofsson foi Vice Presidente Sénior de Global Sales na Getty Imagens e já ocupou cargos na IBM, na Apple e na Dell. Tem um mestrado em Ciências de Computação pela Universidade de Uppsala, na Suécia.

Marcus Weldon, Presidente dos Bell Labs e CTO da Alcatel-Lucent, afirma: "O trabalho dos Bell Labs em Cambridge estará centrado num dos grandes desafios que a indústria enfrenta actualmente. O enorme crescimento na criação e procura de conteúdos centrados em vídeo está a criar um dos maiores problemas para os nossos clientes à medida que estes desenvolvem as suas redes. A equipa de investigadores do Bo Olofsson trabalhará em estreita colaboração com a equipa de IP Video para resolver estes problemas através de soluções que otimizem o fornecimento de “vídeo-centric” e de capacidades de rede que assegurem a elevada qualidade mesmo num período de crescimento explosivo da procura."

Bo Olofsson, Director do centro de pesquisa de vídeo dos Bell Labs em Cambridge, corrobora: "À medida que o comportamento dos consumidores e dos utilizadores empresariais evolui e aumenta a procura pela produção e o consumo de vídeo, criam-se enormes exigências sobre a rede e a necessidade de mudança – depois de trabalhar numa empresa fornecedora de serviços tenho experiência própria destes desafios – e, por isso, investigaremos novas formas de ir ao encontro dessa procura. Estou muito entusiasmado com as oportunidades e os desafios que tenho pela frente, ao liderar estas pesquisas nas novas instalações dos Bell Labs."

Paul Larbey, Director da área de IP Video da Alcatel-Lucent, acrescenta: "A mentalidade de start-up dos Bell Labs coaduna-se perfeitamente com a filosofia do nosso negócio de IP Video. Ao criarmos um ambiente em que uma equipa dedicada de investigadores experientes, liderada pelo Bo Olofsson, pode trabalhar em estreita colaboração com as nossas equipas, poderemos acelerar a inovação nesta área de modo a ir ao encontro das necessidades das redes do futuro."

Recomendado pelos leitores

Backup, cibersegurança e IA em destaque na QNAP World Tour 2024
REDES

Backup, cibersegurança e IA em destaque na QNAP World Tour 2024

LER MAIS

Ericsson destaca o papel do 5G Standalone e 5G Advanced até 2030
REDES

Ericsson destaca o papel do 5G Standalone e 5G Advanced até 2030

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.