2018-5-21
Como disponibilizar serviços de mobilidade de comunicação, integração com aplicações de negócio, rápida adoção e modelos de consumo mais flexíveis?
Faz pouco tempo, o IT era apenas uma função de suporte ao negócio. Os líderes de tecnologia estavam focados internamente e definiam os seus “clientes” como os departamentos internos. Mas à medida que a tecnologia digital avança e os clientes digitais amadurecem, o IT não é mais o suporte, é uma fonte de novas receitas. Para os CIOs, a transformação digital oferece-lhes um novo papel de colaboradores vitais para o futuro do negócio. Como poderão as empresas beneficiar e acompanhar esta nova realidade?
Posicionamento da Alcatel-Lucent EnterpriseA Alcatel-Lucent Enterprise é uma das empresas pioneiras em ajudar os seus clientes e parceiros a retirar benefícios deste ambiente de comunicação em constante transformação, mediante a integração de diversos sistemas numa estratégia unificada e coesa. Tendo como pano de fundo esta realidade, a Alcatel-Lucent Enterprise tem adaptado a sua oferta, para que as empresas possam beneficiar desta evolução, não esquecendo a proteção do investimento realizado pelos seus atuais clientes. A estratégia de transformação das comunicações empresariais, passa pela criação de soluções baseadas em arquiteturas de Cloud Híbrida. A concretização desta estratégia implica a existência e desenvolvimento de dois pilares: CPE e Cloud.
1. Soluções CPE A oferta de comunicações empresarias da Alcatel- -Lucent Enterprise posiciona-se nos dois grandes mercados: PME’s e grandes empresas. Pela sua especificidade, cada um destes mercados é endereçado por duas famílias de produtos, OXO Connect e OmniPCX Enterprise, respetivamente. Estas famílias de produtos, apesar de distintas, beneficiam da mesma conectividade a serviços Cloud. Sendo a constante evolução da oferta um dos objetivos da Alcatel-Lucent Enterprise, iremos disponibilizar novas versões de software para as plataformas referidas anteriormente e um novo sistema para PME’s, centrado em soluções Full IP e Cloud, de seu nome OXO Connect Evolution. O OXO Connect Evolution é um sistema telefónico escalável, suportado numa plataforma robusta e otimizada, para empresas de 5 a 300 utilizadores. Oferece acesso integrado ao serviço de colaboração Alcatel-Lucent RainbowTM, disponibilizando comunicações empresariais e serviços de colaboração de voz e vídeo para todos os utilizadores, onde quer que estejam. Simples - Alimentação por PoE, sem ventoinha, instalação e configuração simplificada. 100% IP - Serviços avançados de telefonia, configuração de Empresa ou Hotel, terminais IP e SIP, mobilidade IP-DECT e WLAN, múltiplos trunks SIP. Cloud - Colaboração e mobilidade, atualização automática de software, gestão remota, analítica e inventário, tudo através da Cloud.
2. Soluções Cloud O Alcatel-Lucent Rainbow™ é uma plataforma empresarial, baseada na Cloud, que disponibiliza serviços UCaaS e CPaaS, interligando pessoas, processos e sistemas. O Rainbow está no mercado há apenas um ano, no entanto já disponibiliza serviços a mais de 300.000 utilizadores. O Rainbow não é apenas mais uma plataforma de colaboração, mas sim uma solução que pode interoperar com outras plataformas e aplicações, oferecendo a cada utilizador a melhor experiência.
UCaaS Os serviços UCaaS estão disponíveis em qualquer dispositivo desktop (PC, MAC e Web) ou smartphone (iOS e Android). O Rainbow permite a interligação aos sistemas OXO Connect e OmniPCX Enterprise, mas também a PBX de terceiros. A aplicação cliente garante uma experiência impar de utilização, através de um único interface aplicacional de colaboração, integração com sistemas telefónicos, IM, voz, vídeo, desktop sharing, transferência de ficheiros e diretoria. A solução Rainbow UCaaS é baseada em 3 planos de subscrição. O Essential, permite a qualquer utilizador utilizar o Rainbow num modelo gratuito a que chamamos Freemium. As opções Business e Enterprise, que adicionam um vasto conjunto de funcionalidades, baseiam-se num preço por utilizador/ mês, permitindo às empresas pagarem apenas o que consomem de uma forma flexível e simples. Uma dessas funcionalidades é a Gateway WebRTC, que permite a comunicação de voz entre clientes Rainbow e telefones internos da empresa e/ou com a rede pública. Este serviço concretiza a convergência entre o mundo CPE e a Cloud.
CPaaS Embora várias empresas de UC ofereçam UCaaS hoje em dia, o Rainbow levou o serviço para um nível superior, incluindo também uma solução de CPaaS. Esta plataforma de comunicações como serviço, Rainbow API Hub, disponibiliza ferramentas de inovação e suporte à transformação digital, ao possibilitar a inclusão de serviços de comunicação em tempo real nas aplicações existentes. O Alcatel-Lucent RainbowTM CPaaS disponibiliza as seguintes opções para integração e desenvolvimento: SDK para Web, permite adicionar de forma rápida e simples serviços de UCaaS no seu portal ou aplicação web. SDK para NODE.JS permite criar chatbots ou monitorizar dispositivos, alarmes e estatística de sensores IoT. SDK para Mobile, possibilita a adição de serviços de UCaaS nas Apps de negócio que existam nos seus clientes. Por último, REST API, para automatizar toda a operação e gestão do Rainbow através das aplicações existentes. Desta forma, será possível desenvolver serviços diferenciadores, adaptados aos requisitos de cada mercado vertical (Adm. Pública, Saúde, Hotelaria,
Advertorial Artigo produzido por Alcatel-Lucent Enterprise
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