2021-10-12

REDES

Advertorial

A ligação do IoT à rede empresarial tem de ser segura

Com a explosão do uso de dispositivos IoT pelas organizações, estes têm de ser ligados de uma forma segura à rede. Caso contrário, as empresas aumentam a sua exposição a ataques com um incremento considerável do fator de risco

A ligação do IoT à rede empresarial tem de ser segura

Nos últimos tempos temos vindo a assistir a um incremento exponencial do número de equipamentos ligados em rede sendo o responsável pelo maior aumento de equipamentos de IOT, tal situação gera uma pressão crescente no acesso.

Mas o que são equipamentos de IoT?

São equipamentos com a função de coletar e enviar dados máquina-máquina ou máquina- humano. A primeira massificação de IOT ocorre com as câmaras de CCTV, hoje temos uma proliferação de sensores, interruptores, e máquinas conectadas tomando, cada vez mais, um papel preponderante, mas sendo muitas vezes o elo mais fraco no que respeita a segurança e, tornando-se assim um alvo apetecível para ataques de segurança e penetração.

A interligação à rede é primariamente feita de forma insegura e a sua intercomunicação faz uso de protocolos não encriptados, tendo em conta que cada vez mais estes equipamentos são responsáveis por controlar zonas críticas, como a temperatura de câmaras frigorificas entre outros que, em caso de serem comprometidos podem acarretar grandes prejuízos financeiros ou de imagem.

A Extreme Networks, com esta temática em vista, tem vindo a desenvolver diversas soluções de forma a facilitar o acesso à rede de uma forma simples, isolada e segura, fazendo uso de técnicas atuais de Fabric que aplicadas às redes empresariais, dota a rede de inteligência, dinamismo e segurança.

Uma implementação de Extreme Campus Fabric promove a segurança não apenas através do isolamento fazendo uso de micro-segmentação, mas também a segurança pelo uso de políticas que permitem filtrar dados, até à camada aplicacional, a cada porta individualmente; este Fabric molda-se de forma dinâmica e automática detetando os elementos que se conectam e incorporando-os de forma simples e segura.

Fazendo uso do ExtremeIOT Essentials ou Extreme Defender for IoT o cliente tem na sua rede a capacidade de traçar o perfil de comunicação do seu equipamento IOT impondo regras de comunicação aplicadas diretamente à porta onde o equipamento se liga evitando assim que possa comunicar com outros elementos na mesma rede, no caso hospitalar dos equipamentos de imagiologia estes apenas precisam de comunicar com servidor e não entre eles, usando protocolos específicos e com largura de banda máxima específica; ao exercer este tipo de controlo sobre as comunicações as nossas redes tornam-se mais seguras, e mesmo que o equipamento esteja comprometido ou que alguém se consiga fazer passar por este, não poderá infetar o seu vizinho e a possibilidade de gerar um DOS será muito diminuta.

Não podemos deixar de parte a conectividade wireless que tem vindo a desempenhar cada vez mais um papel preponderante e não é sem espanto que os equipamentos de IOT estejam a usar esta tecnologia, como tal a Extreme Networks lançou o primeiro AP compatível com a norma WIFI6E fazendo uso dos 6GHz. Não tendo questões de retrocompatibilidade pode fazer uso dos todas as tecnologias da norma WIFI6, como a funcionalidade de eficácia energética que tem impacto direto em todos os sensores que funcionam a bateria.

Estando na crista da onda em inovação e conectividade, a Extreme Networks está a levar a cabo, em conjunto com a WIFI Board Alliance, testes num inovador método de conectividade apelidado de Open Roaming, esta forma de autenticação irá pôr para trás a necessidade de redes abertas, passando todos os equipamentos a estar autenticados na rede através de certificados de fabricante, e impondo perfis de comunicação regulados de forma a permitir o acesso simples, fácil e seguro à rede, possibilitando à posteriori a incorporação dos equipamentos na rede do utilizador.

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Extreme Networks

Recomendado pelos leitores

AtlasEdge anuncia Parceria estratégica com a Colt em Portugal
REDES

AtlasEdge anuncia Parceria estratégica com a Colt em Portugal

LER MAIS

Colt conclui teste de criptografia quântica segura na sua rede de fibra ótica
REDES

Colt conclui teste de criptografia quântica segura na sua rede de fibra ótica

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.