2015-11-11
A Ericsson e a Cisco anunciaram uma parceria que combinará a oferta de ambas as empresas ao nível do routing, centros de dados, redes, Cloud, mobilidade, gestão e controlo, assim como serviços a uma escala global. Preveem-se receitas incrementais de mil milhões de dólares ou superior para cada uma das empresas até 2018
Juntas, as empresas planeiam acelerar a inovação e a transformação digital de empresas das mais variadas indústrias e oferecer aos prestadores de serviços um portefólio de produtos e serviços end-to-end. O objetivo é, ainda, criar uma experiência empresarial móvel para o futuro através de uma arquitetura tecnológica de elevada segurança para redes de interiores/exteriores.
Além de seguras, as redes do futuro terão de ser necessariamente ágeis e autónomas. A Ericsson e a Cisco vão responder a este desafio em conjunto, ao disponibilizarem soluções ao nível do 5G, Cloud, IP e de IoT– desde equipamentos e sensores a redes principais para a Cloud empresarial.
O anúncio de hoje será suportado por vários acordos que incluem compromissos de transformação de redes através de arquiteturas de referência e desenvolvimentos conjuntos, gestão e controlo baseados em sistemas, um acordo alargado no âmbito da revenda, e colaborações em segmentos de mercado emergentes considerados chave.
As empresas acordaram ainda em discutir as políticas FRAND e em estabelecer um acordo de licenciamento no que respeita aos seus respetivos portefólios de patentes. Como parte do acordo, a Ericsson vai receber taxas de licenciamento por parte da Cisco.
Juntas, a Ericsson e a Cisco têm mais de 56 mil patentes, 11 mil milhões de dólares de investimento em investigação e desenvolvimento e mais de 76 mil profissionais.
Prevê-se que cada empresa beneficie de receitas incrementais no ano de 2016 e que essas receitas atinjam os mil milhões de dólares (ou mais) até 2018.
Equipas de ambas as companhias também vão começar a trabalhar numa iniciativa conjunta focada em SDN/NFV e em gestão e controlo de rede.