2024-7-11
O evento “Digital Transformation in Industry”, uma parceria entre Volkswagen Autoeuropa e Huawei, ofereceu uma visão alargada sobre a jornada de transformação digital na indústria portuguesa
A Volkswagen Autoeuropa em Palmela, Setúbal, abriu as suas portas no passado dia 28 de maio para, em parceria com a Huawei e com a MediaNext, receber cerca de 50 convidados no evento “Digital Transformation in Industry”, que incluiu uma visita à própria fábrica, com especial enfoque nas aplicações da transformação digital, um tema desde logo comum às mais diversas apresentações do evento dedicado a CEO, CFO, CIO e CTO do setor industrial. Sobre esta parceria, Ricardo Guerra, IT Operations da Volkswagen Autoeuropa, começou por explicar que “a Huawei tem sido um parceiro da Volkswagen Autoeuropa, com o qual temos grande confiança pela fiabilidade da sua tecnologia e pelo suporte de excelência. Criar um evento com um objetivo inédito era um desafio que fazia todo o sentido ser feito em conjunto”.
No arranque do evento, Marko Sebastian, diretor de Finanças & IT, apontou para dois pilares que surgem no contexto da transformação digital: o ponto de vista técnico e o mindset. Marko Sebastian sublinhou a importância das pessoas nesta jornada e a necessidade da evolução técnica interna das equipas que, apesar de experienciarem as mais diversas mudanças, necessitam de olhar para as mesmas como uma oportunidade para o negócio. Ao tomar da palavra, Sun Tao, European enterprise vice-president da Huawei, relembrou que a colaboração entre a Huawei e a Volkswagen Autoeuropa existe já há 10 anos. A integração do IT e do OT, assim como a segurança, em particular a segurança dos dados, são alguns dos desafios destacados e aos quais a Huawei tem procurado dar resposta, em conjunto com a Volkswagen Autoeuropa. Na sua apresentação “Digital Transformation in Portugal Industry – Where to go”, Jorge Costa Reis, CEO da Zertive, apresentou algumas das tendências que se observam no mercado e, em particular, na indústria. Digitalização na perspetiva do negócio
A primeira mesa-redonda do dia teve como mote “Business point of view of adopting digitalization”, com a participação de Martin Mikoleizig, Digitalization Transformation Manager da Volkswagen Autoeuropa, Ana Gomes, CFO e CIO da Medinfar e João Campos, CIO da Inapa. Com base na sua experiência, Martin Mikoleizig referiu que um dos maiores desafios que a transformação digital traz está relacionado com a “sincronização sustentável e com impacto”, considerando que é necessário não só designar os processos, mas também ter conhecimentos sobre a tecnologia e o que é possível fazer com a mesma. Ana Gomes partilhou a ideia de Marko Sebastian de que é cada vez mais necessário “envolver as pessoas desde o princípio” para que estas possam adotar a tecnologia e os processos, ao mesmo tempo que alerta para a dificuldade em “mudar processos sem mudar uma cultura”. Para João Campos, a transformação digital e a reinvenção dos modelos de negócio é “um movimento que toda a organização acompanha”, uma vez que se trata também de “um apoio à estratégia de negócio”, que traz inovação, melhoria dos processos e coloca a reinvenção como “uma prioridade”. Road Test Predictor: a experiência Volkswagen AutoeuropaO evento serviu como espaço de partilha para aquele que tem sido o trabalho desenvolvido pela Volkswagen Autoeuropa no âmbito da transformação digital. A tarde arrancou com uma apresentação de Ricardo Guerra sobre como a transformação do IT levou à melhoria da eficiência nos processos produtivos. Carlos Fernandes, Business Process & Apps da Volswagen Autoeuropa partilhou com a audiência o projeto Road Test Predictor, a primeira experiência, que arrancou em 2019, realizada pela organização com uma plataforma de inteligência artificial e que exemplifica como a tecnologia está a melhorar a eficiência e o negócio. Antes do Road Test Predictor 100% da produção era conduzida, com os veículos a realizarem um teste de estrada que simulava várias consequências. Agora, “ao fazer estes primeiros testes com o algoritmo, conseguimos perceber exatamente o que tínhamos; conseguimos encontrar padrões, carros que falhavam, sempre com os mesmos padrões”, especificou Carlos Fernandes. A implementação de um modelo inteligência artificial serviu de alavanca para melhorar estes processos, uma vez que permitiu à organização “limpar” dados e alcançar uma versão de modelo com menos variáveis, mas mais relevantes para o processo. Transformação digital está a mudar as organizações portuguesasJoão Mota, diretor da VOID, apresentou alguns casos de estudo aplicados pela empresa, assim como Fernando Gonçalves, CIO da Delta, que apresentou um caso de transformação digital. Outra das apresentações que se destacou foi a de Paulo Ferreira, CIO da Visabeira, empresa portuguesa que tem recorrido a muitas componentes digitais para a gestão do negócio. Um dos casos de estudo apresentados envolveu a Universidade de Aveiro e o seu departamento de IT. O projeto, explicou o CIO, passou por colocar um Mobile Edge Computing (MEC) na loja da Ria Stone. Neste âmbito, a Visabeira tem vindo a aplicar recursos na investigação com as soluções da Huawei, nomeadamente em tecnologias de comunicações sem fios aplicáveis a ambientes industriais, sustentadas tanto em implementações de redes privadas 5G como também no mais recente standard Wi-Fi 7. “Temos um conjunto de diferentes sistemas de edge computing que não comunicavam, ou comunicavam de forma deficiente um com um outro. O que nós queríamos fazer com este case study era desmaterializar este edge computing”, de forma a “virtualizá-los e colocá-los em ‘quintas de máquinas virtuais’ dentro do MEC da Huawei”, explicou Paulo Ferreira. O resultado culminou na desmaterialização dos componentes verticalizados fechados na fábrica e na colocação destes mesmos componentes numa ‘quinta’ desmaterializada no MEC 5G e na rede de Wi-Fi 7 para, assim, eliminar alguns sistemas de armazenamento intermédios e agilizar a operação. Smart manufacturing and AI: a experiência AutoeuropaA última mesa-redonda do dia juntou os oradores das três empresas que apresentaram casos de estudo e Daniel Madrid, CIO da Volkswagen Autoeuropa. Entre vários temas, o painel debateu as estratégias de implementação de iniciativas de transformação digital, os desafios inerentes à segurança da informação e o potencial da IA nas operações.
Sobre o desafio atual de retenção de talento, Daniel Madrid começou por referir que a fábrica tem investido em upskilling e reskilling para fazer face a esta realidade. “Necessitamos de garantir que somos capazes de desenvolver as ferramentas para garantir que retemos o conhecimento que estamos a criar”, afirmou Daniel Madrid. No que ao processo de transformação digital diz respeito, a organização tem diferentes necessidades para atender, disponibilizando, ao mesmo tempo, plataformas para que os colaboradores possam extrair informação, conhecimento ou participar em formações que sirvam as suas necessidades. O desejo da organização passa por “fornecer as ferramentas digitais” e certificar-se de que as pessoas tiram o melhor partido das mesmas. Para a Volkswagen Autoeuropa, o recurso à IA leva também a um maior controlo de qualidade e previsão sobre as informações necessárias à produção na fábrica. Daniel Madrid acredita que o desafio passa por “treinar os algoritmos e os modelos”, uma vez que existem muitos dados, converter as informações e garantir que o algoritmo “é capaz de compreender estes dados e produzir um resultado”.
No fim, o CIO reiterou que “todos têm uma expectativa sobre a digitalização”, quer esteja relacionada com os custos, a produtividade, o produto final direcionado ao cliente. É por isso, fundamental “atingir as expectativas de todas as partes interessadas que estão a participar na transformação digital”, enquanto a tecnologia serve o propósito das organizações, sempre com as pessoas no centro desta transformação. “Não é apenas a mudança tecnológica que temos de fazer, mas também temos de nos certificar de que as pessoas que trabalham nas nossas empresas compreendem o que significa e quais os benefícios para a nossa empresa e também para elas”, concluiu o CIO. Oportunidades que se desdobramNo balanço do evento, os participantes consideraram o dia de partilhas uma mais-valia e uma verdadeira experiência a repetir, naquele que é um espaço que reflete a energia e o poder da indústria nacional. Alexandre Carinhas, Enterprise Sales Director da Huawei, sublinhou que a empresa se tem “destacado por parcerias sólidas, assentes na inovação e na tecnologia de ponta. Em particular com a Volkswagen Autoeuropa, a tecnologia disponível e os desenvolvimentos efetuados maximizam o retorno de investimento e garantem o lugar de destaque como indústria de referência em Portugal. Foi com muito orgulho que nos desafiámos mutuamente a juntar todas estas empresas para um dia de partilha que se revelou um sucesso. O nosso sincero agradecimento à Volkswagen Autoeuropa por abrir as portas da sua fábrica e partilhar tanto do que têm feito. A repetir, sem dúvida”.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext, pela Huawei e pela Autoeuropa |