2024-5-23

PARTNERS

Um guia para a gestão de vulnerabilidades baseada em risco com a Lansweeper

O Artigo n.º 21 da Diretiva NIS 2 diz às organizações para implementarem políticas eficazes de análise de riscos e segurança de sistemas de informação. Ao identificar sistematicamente as fraquezas nos sistemas e infraestrutura de uma organização, a gestão de vulnerabilidades pode mitigar a probabilidade e o impacto de violações de segurança

Um guia para a gestão de vulnerabilidades baseada em risco com a Lansweeper

Ao escolher uma abordagem baseada em riscos para a gestão de vulnerabilidades, pode priorizar os problemas que têm mais probabilidade de ter um impacto sério nas operações da sua organização.

As capacidades de descoberta e insights de risco da Lansweeper são ferramentas valiosas para ajudar na sua análise de risco, gestão de ameaças de vulnerabilidade e identificação de configurações incorretas.

Porquê a gestão de vulnerabilidades?

A gestão de vulnerabilidades é uma parte vital de qualquer estratégia de cibersegurança. Consiste na identificação sistemática, avaliação, priorização e mitigação de vulnerabilidades no seu software, sistemas e redes.

A avaliação regular da sua infraestrutura de IT permite às empresas antecipar potenciais ameaças e detetar vulnerabilidades proativamente, reduzindo a janela de oportunidade para os ciberatacantes. Com base na gravidade de cada vulnerabilidade, pode priorizar os seus esforços de remediação e alocar recursos adequadamente.

Gestão de vulnerabilidades baseada em risco

Ao adotar uma abordagem baseada em riscos para a gestão de ameaças e vulnerabilidades, prioriza as vulnerabilidades com base no nível de risco que representam e no seu impacto potencial nos ativos, operações e objetivos da sua organização.

É importante ter em mente a diferença entre risco e vulnerabilidade. Uma vulnerabilidade é uma fraqueza ou falha num sistema, rede, aplicação ou processo, que, quando explorada, pode comprometer dados ou sistemas sensíveis. O risco refere-se à probabilidade de a ameaça ser explorada e ao potencial impacto que uma violação pode ter na sua organização.

Gestão passo a passo de vulnerabilidades com a Lansweeper

As capacidades de descoberta de ativos da Lansweeper podem dar-lhe uma vantagem em cada etapa do processo de gestão de vulnerabilidades:

  • Inventário de ativos: toda a estratégia de gestão de vulnerabilidades deve começar com um inventário abrangente de todos os ativos dentro da infraestrutura da organização. Isto inclui hardware, software, dispositivos de rede, informações de utilizadores e repositórios de dados.
  • Identificação de vulnerabilidades: identifique potenciais fraquezas nos sistemas e software da organização. Os Insights de Risco da Lansweeper extraem informações das bases de dados NIST e MSRC para lhe dar uma visão geral de todas as vulnerabilidades que estão a afetar os seus ativos.
  • Classificação de vulnerabilidades: classifique as vulnerabilidades conhecidas com base na gravidade, exploração e impacto potencial nos ativos e operações da organização. As informações nos Insights de Risco dir-lhe-ão a pontuação CVSS de uma vulnerabilidade, bem como os ativos em risco.
  • Avaliação de riscos: avalie o potencial impacto das vulnerabilidades nos ativos críticos e operações da sua organização. Utilize os Diagramas da Lansweeper para visualizar a sua rede e ver que outros ativos e sistemas podem ser afetados por uma violação.
  • Priorização: priorize as vulnerabilidades com base no nível de risco que representam para a sua organização. As vulnerabilidades de alto risco que são fáceis de explorar e têm consequências graves devem ser a sua primeira prioridade.
  • Remediação e mitigação: desenvolva e implemente estratégias de remediação e mitigação para lidar com vulnerabilidades, como a aplicação de patches, atualização de software, configuração de firewalls, segmentação da rede e muito mais.

Configuração adequada da rede

Algumas das vulnerabilidades mais comuns são causadas por configurações erradas na rede, permitindo que um ator malicioso, após entrar na sua rede, se mova lateralmente dentro dela e intensifique a exploração para outras máquinas. A Lansweeper pode ajudá-lo a identificar e eliminar configurações erradas. Pode facilmente localizar e relatar instalações de antivírus em falta, falta de encriptação, administradores locais não autorizados, certificados desatualizados, software/controladores obsoletos e muito mais. Também pode ajudá-lo a encontrar sistemas operativos, aplicações e navegadores não atualizados, bem como a auditar o estado dos seus firewalls, antivírus e BitLocker.

Comece a gerir as suas vulnerabilidades agora

Quer esteja a tentar cumprir o NIS 2 ou qualquer outro enquadramento de segurança, ou simplesmente a tentar melhorar a sua postura de cibersegurança, a análise de riscos é um bom ponto de partida e a gestão de vulnerabilidades é um passo crítico neste empreendimento.

A Lansweeper ajuda-o em toda a sua estratégia de cibersegurança, desde o inventário de ativos até à remediação e mitigação.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Lansweeper

Recomendado pelos leitores

Soluções HCI DataCore
PARTNERS

Soluções HCI DataCore

LER MAIS

Business Continuity com a Check Point: primeiro vem a prevenção
PARTNERS

Business Continuity com a Check Point: primeiro vem a prevenção

LER MAIS

Reforçando a Continuidade dos Negócios com Cisco Duo Device Health e Zero Trust
PARTNERS

Reforçando a Continuidade dos Negócios com Cisco Duo Device Health e Zero Trust

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.