Filipe Frasquilho, Diretor do Departamento de Serviços de TI, IP Telecom em 2024-7-18
A adoção de novas tecnologias pelas empresas, como a Inteligência Artificial (IA), DataLake, Internet das Coisas (IoT), Cibersegurança, entre outras, tem vindo a exigir infraestruturas baseadas em soluções inovadoras que garantam flexibilidade, escalabilidade, desempenho, segurança e, principalmente, enormes capacidades de processamento
Filipe Frasquilho, Diretor do Departamento de Serviços de TI, IP Telecom
Os servidores, o armazenamento e as tecnologias de virtualização mais tradicionais começam a enfrentar desafios para responder a cargas de trabalho complexas e com requisitos de tratamento de dados massivos. Principais desafios:
Estes desafios podem ser mitigados com soluções inovadoras que podem coexistir com soluções tradicionais ou mesmo legadas, nomeadamente através da utilização de:
Por outro lado, ataques às infraestruturas empresariais, com crescimentos anuais muito elevados e sem previsão de abrandamento levam à implementação de medidas robustas de segurança cruciais para proteger dados confidenciais e garantir a conformidade. Criptografia, autenticação forte e controlo de acessos, visibilidade e monitorização são exemplos de funcionalidades obrigatórias que necessitam de capacidade de computação elevada, escalabilidade e flexibilidade e, essencialmente, rapidez na implementação e alteração de acordo com as regras em constante mudança. As ferramentas de análise de dados e IA fornecem informações valiosas sobre o uso da infraestrutura, otimizando o desempenho e identificando bottlenecks. Para utilizar estas tecnologias, que nos ajudam a otimizar e ser mais eficientes, é necessário conhecimento e treino na capacitação das equipas de sistemas e tecnologias de informação para lidar com as novas tecnologias e soluções de infraestrutura. O mundo está a mudar a uma grande velocidade. Será?! Fazendo um paralelismo com a ferrovia, estamos a bordo de um Intercidades, mas brevemente estaremos num TGV nas mudanças tecnológicas que se avizinham. Quem não conseguir apanhar o comboio da transformação tecnológica não terá qualquer possibilidade de sucesso num futuro próximo, e tudo começa na infraestrutura, porque sem esta não existem soluções.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela IP Telecom |