Filipe Frasquilho, Diretor do Departamento de Serviços de TI, IP Telecom em 2024-7-18

PARTNERS

Servidores, Armazenamento e Virtualização – Os desafios da infraestrutura para resposta às novas tecnologias e soluções

A adoção de novas tecnologias pelas empresas, como a Inteligência Artificial (IA), DataLake, Internet das Coisas (IoT), Cibersegurança, entre outras, tem vindo a exigir infraestruturas baseadas em soluções inovadoras que garantam flexibilidade, escalabilidade, desempenho, segurança e, principalmente, enormes capacidades de processamento

Servidores, Armazenamento e Virtualização – Os desafios da infraestrutura para resposta às novas tecnologias e soluções

Filipe Frasquilho, Diretor do Departamento de Serviços de TI, IP Telecom

Os servidores, o armazenamento e as tecnologias de virtualização mais tradicionais começam a enfrentar desafios para responder a cargas de trabalho complexas e com requisitos de tratamento de dados massivos.

Principais desafios:

  • Escalabilidade: infraestruturas tradicionais têm dificuldade em acompanhar o ritmo acelerado do crescimento de dados e das necessidades de computação.
  • Flexibilidade: soluções rígidas ou pouco flexíveis dificultam a adaptação a novas tecnologias e cargas de trabalho dinâmicas.
  • Desempenho: as tecnologias emergentes exigem uma capacidade de processamento e de baixas latências, que não são atingíveis com modelos de infraestrutura tradicional.
  • Custos: investimentos iniciais para responder às necessidades das novas tecnologias e soluções e os elevados custos de manutenção das infraestruturas tradicionais têm um forte impacto nos orçamentos das empresas.
  • Segurança: a proteção de dados, sejam confidenciais ou soberanos, e a conformidade com regulamentações cada vez mais exigentes e complexas tornam a gestão dos ambientes tradicionais num enorme desafio.

Estes desafios podem ser mitigados com soluções inovadoras que podem coexistir com soluções tradicionais ou mesmo legadas, nomeadamente através da utilização de:

  • Cloud Computing - Seja pública, privada ou híbrida, oferecendo a escalabilidade, flexibilidade e acesso a um conjunto de recursos de última geração.
  • Virtualização avançada - Micro-serviços, através de tecnologias de contentorização e sua orquestração permitindo o aprovisionamento rápido e flexível de recursos e serviços com uma gestão eficiente e com alta disponibilidade e resiliência.
  • Armazenamento e redes definidas por software - Soluções simples e de fácil gestão, com enorme escalabilidade, flexibilidade e otimização de custos, com capacidades funcionais mais evoluídas, simplificando a aplicação de regras e políticas de segurança, controlo, performance e visibilidade, permitindo agilidade e automação.
  • Hardware personalizado - FPGAs, ASICs e GPUs permitem acelerar um enorme conjunto de tarefas específicas, nomeadamente de IA, machine learning, entre outras áreas que exigem alto desempenho e baixa latência.

Por outro lado, ataques às infraestruturas empresariais, com crescimentos anuais muito elevados e sem previsão de abrandamento levam à implementação de medidas robustas de segurança cruciais para proteger dados confidenciais e garantir a conformidade. Criptografia, autenticação forte e controlo de acessos, visibilidade e monitorização são exemplos de funcionalidades obrigatórias que necessitam de capacidade de computação elevada, escalabilidade e flexibilidade e, essencialmente, rapidez na implementação e alteração de acordo com as regras em constante mudança.

As ferramentas de análise de dados e IA fornecem informações valiosas sobre o uso da infraestrutura, otimizando o desempenho e identificando bottlenecks. Para utilizar estas tecnologias, que nos ajudam a otimizar e ser mais eficientes, é necessário conhecimento e treino na capacitação das equipas de sistemas e tecnologias de informação para lidar com as novas tecnologias e soluções de infraestrutura.

O mundo está a mudar a uma grande velocidade. Será?! Fazendo um paralelismo com a ferrovia, estamos a bordo de um Intercidades, mas brevemente estaremos num TGV nas mudanças tecnológicas que se avizinham. Quem não conseguir apanhar o comboio da transformação tecnológica não terá qualquer possibilidade de sucesso num futuro próximo, e tudo começa na infraestrutura, porque sem esta não existem soluções.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela IP Telecom

Recomendado pelos leitores

Soluções HCI DataCore
PARTNERS

Soluções HCI DataCore

LER MAIS

Business Continuity com a Check Point: primeiro vem a prevenção
PARTNERS

Business Continuity com a Check Point: primeiro vem a prevenção

LER MAIS

Reforçando a Continuidade dos Negócios com Cisco Duo Device Health e Zero Trust
PARTNERS

Reforçando a Continuidade dos Negócios com Cisco Duo Device Health e Zero Trust

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.