2023-12-15

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Rede de Parceiros da HPE está “apta a responder” às necessidades dos clientes

O GreenLake, o as-a-Service, o SASE, o data protection e o Canal de Parceiros foram apenas alguns dos temas em destaque no Aruba & HPE Day, organizado pela TD SYNNEX, que contou com a presença de Carlos Leite, CEO da HPE Portugal e Luís Pires, VP Portugal & EPS Director Iberia TD SYNNEX

Rede de Parceiros da HPE está “apta a responder” às necessidades dos clientes

Estreitar Parcerias que contribuem para o negócio. Este foi um dos grandes objetivos do Aruba & HPE Day, o evento organizado pela TD SYNNEX no passado dia 16 de novembro, na Pousada de Palmela, em Setúbal.

No arranque do evento, Carlos Leite, CEO da HPE Portugal, sublinhou a importância de “continuar a inovar no modelo de negócio”, nomeadamente ao nível do GreenLake, e na tecnologia, onde a HPE tem trabalhado em diversas áreas.

As palavras do CEO da HPE Portugal serviram de mote para a introdução da mesa-redonda que juntou Sónia Casaca, Country Manager HPE Aruba Networking, Pedro Morais, LASER (Southern Europe, Latin America and Caribe) Data Protection Segment Lead at HPE, Luís Abreu, Category Manager for HPE GreenLake Cloud Services and HPE Services e Luís Rilhó, High Velocity Sales and Compute Lead for Portugal para debater as inovações no GreenLake e abordar os novos modelos de subscrição as-a-Service e o data protection.

A procura pelo as-a-service

O as-a-Service tornou-se num dos temas incontornáveis dentro das organizações. Do lado da HPE, o HPE GreenLake conta já com cerca de 60 contratos, com um serviço que permite aos Parceiros oferecerem aos seus clientes um Costumer Experience Service, ou seja, “terem recursos da HPE para poderem ajudar a gerir a sua rede e poderem trazer esta vantagem de o cliente ter sempre uma rede escalável”, contextualiza Sónia Casaca.

Contextos extraordinários, como foi o caso da pandemia da COVID-19, trouxeram realidades distintas aos negócios. No caso da Aruba, o network-as-a-Service permitiu oferecer uma maior capacidade aos clientes na rede.

As ofertas ao nível do as-a-Service, que já têm mais de uma década na HPE, surgiram numa fase em que os clientes – service providers, na sua essência – procuravam um modelo operacional da cloud. A HPE respondeu ao desafio e construiu a sua oferta de forma a capacitar as organizações, com modelos operacionais que fizessem avançar os seus projetos. “Aquilo que nós vimos é que os clientes querem ter uma determinada experiência para determinadas áreas, que pode ser uma subscrição, pode ser um serviço com uma parte que eles vão gerir e outra parte que entregam a outra entidade”, refere Luís Abreu.

O GreenLake, explica, está num processo de evolução de um modelo mais focado em soluções de data center com uma camada de serviço: “Cada vez mais temos diferentes tipos de ofertas, mas queremos dar sempre as mesmas experiências”, reitera. A oferta passa pela área de soluções para serviços cloud, com ofertas mais standard, mais automatizadas e ready-to-use; e outras soluções, nomeadamente designadas Flexible Solutions, assim como soluções de GreenLake para o Canal.

O as-a-Service representa já 30% da unidade de negócio de Data Protection Segment, liderada por Pedro Morais. “Do ponto de vista do negócio é importante para nós, e penso que também é importante para os nossos Parceiros porque é das áreas que mais recompensa ao Canal em termos financeiros”, frisa, destacando a própria transformação da empresa na entrega de soluções ao mercado.

Luís Rilhó considera que o GreenLake contribui de forma “muito importante para o negócio de compute”, com perspetivas de crescimento, não só junto de grandes empresas, mas também em conjunto com médios clientes.

Na área de computing, as ofertas de IaaS e de SaaS têm vindo a registar um aumento. Ajudar os clientes a gerirem as complexidades Com a multiplicidade de ofertas no mercado ao nível de cloud pública, privada, cloud híbrida e migração de workloads de diferentes players, os clientes necessitam de endereçar esta complexidade. Luís Abreu distingue duas realidades que aumentam amplificam este ponto: os componentes, que são outros fabricantes, e a cloud. Para fazer face a estes desafios, a HPE recorre a uma plataforma de gestão de forma a endereçar temáticas de multi-vendor e cloud híbrida e incluí-las nas suas ofertas.

O objetivo, reforça Luís Abreu, passa por liderar e ser um dos players na área de IT Operations Management. Para isso, a HPE prepara-se para lançar a AIOps, soluções de gestão de operações com base em inteligência artificial. Por outro lado, e no que diz respeito à automação, a proposta de valor passa por detetar os erros e resolvê-los “o mais rápido possível”.

 

SASE: um olhar sob a segurança

A HPE Aruba Networking tem ajudado os seus clientes a construírem uma visão unificada ao nível da segurança e do networking com uma estratégia SASE. O tema deverá colocar-se como uma prioridade para as organizações numa era de transformação digital e do aumento dos dados e dos dispositivos eletrónicos. Sónia Casaca destaca o Secure Access Service Edge (SASE) como “uma aposta” da Aruba para o próximo ano. Entre as várias características desta arquitetura, a Country Manager da HPE Aruba Networking aponta para a facilidade de gestão e para “toda a oportunidade de escalabilidade, de poder pôr os seus colaboradores a acederem aos seus dados, às suas aplicações, de forma segura”. Esta arquitetura está também ela disponível dentro do módulo de GreenLake da HPE Aruba Networking.

A necessidade Data Protection

2023 ficou marcado por um crescimento ao nível dos dados não estruturados, uma tendência que deve ser tida em conta em 2024, revela Pedro Morais ao IT Channel. “É uma área onde temos vindo a trabalhar há muitos anos. Agora a aquisição da Zerto veio-nos trazer um aporte grande na forma como endereçamos”, especifica o Data Protection Segment Lead da HPE.

Entre as várias soluções apresentadas pela HPE a este nível, Pedro Morais destaca as soluções de backup desenvolvidas pela própria empresa, como o GreenLake for Disaster Recovery, e as parcerias alargadas que permitem a criação de “soluções em conjunto” para clientes que já tenham soluções com determinados Parceiros. A Zerto, adquirida pela HPE em 2021, traz também uma solução de Continuous Data Protection, que possibilita a replicação de dados para cloud privada e cloud pública. De forma a colmatar os atuais desafios do mercado, a HPE encontra-se a trabalhar ao nível de três grandes áreas: no storage, proveniente do aumento dos dados estruturados e não estruturados; no manage, relacionado com as necessidades dos clientes ao nível das arquiteturas de fácil gestão; e no protect, com soluções que garantam que os dados estão bem arquivados, são fáceis de gerir e estão protegidos. “Qualquer cliente pode ter estas soluções nos três modelos de comercialização: ou em investimento, transacional, ou em as-a-Service ou em subscrição onde o cliente, basicamente, compra um nível de serviço e nós montamos uma arquitetura que vai cumprir com esse nível de serviço e, se ele quiser crescer, a infraestrutura é flexível”, esclarece Pedro Morais.

Uma rede de Parceiros pronta para os desafios

Quando o tema são Parceiros, a HPE, elenca Carlos Leite, quer ajudar os seus a crescerem “com rentabilidade, ajudando a penetrar cada vez mais nos modelos as-a-service”. Na visão de Pedro Morais, a rede de Parceiros da HPE em Portugal é altamente avançada e preparada e está “apta a responder” aos requisitos exigidos pelo mercado.

Apesar das mudanças ao longo dos anos, e à boleia da consequente necessidade de adequação à realidade do mercado, o Programa de Canal da HPE tem-se mantido “estável e coerente”, frisa Filipe Gomes, HPE Partner Channel Manager & Commercial, que pretende “premiar os Parceiros que mais apostam em nós, seja sob o ponto de vista de vendas, seja sob o ponto de vista daquilo que é o incremento das suas capacidades e daquilo que é o seu alinhamento connosco”.

Em 2024, o Programa de Canal da HPE apresenta uma transformação especial para determinados Parceiros de Canal. O Partner Ready Program mantém-se na componente de infraestrutura e de redes; já o Vantage surge como a grande novidade dentro do Programa de Canal que “vai permitir a determinados Parceiros, com determinados requisitos, apostarem na nossa oferta as-a-Service, ou seja, na marca GreenLake”.

“Os distribuidores são a extensão da HPE na cobertura dos nossos integradores. Da mesma maneira que os nossos integradores são a nossa extensão técnica, de suporte, de venda, de pré-venda. São os nossos olhos, os nossos representantes nos clientes”, conclui Filipe Gomes.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext, pela HPE Aruba Networking e pela TD Synnex

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