2024-2-08

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Programa de Canal: mais do que um Parceiro, uma extensão da Konica Minolta

Num mercado cada vez mais competitivo, o EPP 2.0 –European Partner Program da Konica Minolta foi projetado com o intuito de diferenciar os Parceiros da nossa rede e de atrair potenciais novas empresas para uma relação de parceria.

Programa de Canal: mais do que um Parceiro, uma extensão da Konica Minolta

Pedro Clímaco Santos, Trade Marketing Specialist na Konica Minolta Business Solutions Portugal e Espanha

Em que consiste o EPP 2.0?

O EPP foi desenvolvido ao longo dos anos pela Konica Minolta, de forma sustentada, para assegurar uma troca efetiva de conhecimento com os nossos Parceiros. Simultaneamente, proporciona-lhes uma nova abordagem, mais consultiva e adequada às necessidades dos clientes. O programa materializa-se hoje numa estrutura cuidada e pensada para a aproximação da rede de Parceiros à Konica Minolta elevando a que se tornem uma verdadeira extensão da marca.

Ao aderir ao EPP, o Parceiro poderá definir o seu caminho conjunto com a Konica Minolta e escolher as áreas em que deseja investir e especializar-se. «Com este Programa de Canal, apresentamos um leque de soluções que acrescentam valor ao dia-a-dia dos nossos parceiros. Cada um deles é único, e por isso desenhámos um programa flexível e versátil, adaptável à sua estratégia individual», explica Pedro Clímaco, Trade Marketing Specialist da Konica Minolta Portugal e Konica Minolta Espanha.

Um Programa para cada Parceiro

Para alargar a oferta e acrescentar valor aos seus clientes, a Konica Minolta desenhou um programa de certificação dedicado e orientado para a especialização em três áreas distintas de negócio: Printing Solutions & Optimized Print Services, Managed Content Services & Business Process Services e Infrastructure Managed Services.

Cada área, conta com três níveis de maturidade, o que permite um crescimento gradual e adaptado ao Parceiro. Para cada nível de especialização existe ainda um plano de formação, com novas certificações comerciais e técnicas (Comercial Inicial/ Comercial Avançada/ Técnica Avançada), que assegura a necessária autonomia técnica e de gestão da área de negócio.

Os critérios para a segmentação dos parceiros estão hoje concentrados na área comercial (métricas, equipas e compromisso monomarca), no marketing (promoção da marca em campanhas, eventos e outras ações estratégicas), qualidade (ambiente e customer case, certificações [ISO] de mercado nas respetivas áreas, bem como boas práticas no tratamento de reclamações e satisfação do cliente) e certificações (obrigatórias previstas no plano anual).

Quais os benefícios?

A relação com os parceiros é apoiada por um conjunto de ferramentas de suporte, disponiblizadas através de um portal centralizado. A outros benefícios do EPP aplicam-se a oito categorias transversais a todo o negócio:

  • Comercial: pricing e rebates;
  • Marketing: apoio e materiais dedicados;
  • MDF: orçamento para apoio a iniciativas de marketing;
  • Formação: plano de certificação estruturado;
  • Crédito: condições vantajosas;
  • RH: apoio à contratação e onboarding;
  • Pré-venda: apoio e especialistas de produto;
  • Benefícios adicionais: plataforma de descontos exclusivos.

As condições comerciais oferecidas aos parceiros são especiais, e, consoante o nível de especialização, distribuem-se em:

  • Descontos aplicados de forma diversa, para um negócio mais competitivo e rentável;
  • Rappel, com destaque para o volume de compras global e de consumíveis;
  • Rebates de ITS aplicáveis às ofertas para os Parceiros de nível 2 e 3;
  • Suporte comercial, com reuniões anuais de acompanhamento ITS;
  • Proteção de contas, para melhores condições comerciais e maior proteção do negócio na área de ITS.

A Konica Minolta investe na competitividade dos seus parceiros. Proporcionando condições ajustadas ao seu compromisso de crescimento nas diversas áreas de operação, esperamos contribuir para o sucesso dos seus negócios.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Konica Minolta

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