2024-7-26

PARTNERS

Porque razão estão os MSSPs a adotar o SASE?

À medida que aumenta a adoção do SASE entre as equipas de TI de empresas e organizações em todo o mundo, muitos MSSPs (Fornecedores de Serviços de Gestão de Segurança) começam também a ver os benefícios para os seus clientes nesta solução

Porque razão estão os MSSPs a adotar o SASE?

Além de permitir que as organizações assegurem o acesso seguro, independentemente da localização dos seus utilizadores, workloads, dispositivos ou aplicações, o SASE veio ajudar as equipas de TI a simplificar as suas operações e a reduzir a complexidade existente na rede. As capacidades de consolidação e convergência do SASE proporcionam às organizações uma melhor experiência do utilizador, acesso bidirecional à web e gestão unificada. Com o SD-WAN como um elemento fundamental, uma solução SASE também oferece acesso mais rápido, mais fiável e mais seguro às aplicações.

Adicionalmente, dado que o panorama global das ameaças está em constante crescimento e evolução, as ameaças podem proliferar mais rapidamente do que nunca. Portanto, a única forma das organizações reagirem com rapidez suficiente é através de uma plataforma unificada e integrada que possa ser expandida e aumentada. O SASE pode permitir um conjunto único de perfis de segurança em todos os utilizadores, aplicações e dispositivos. Isto leva a que muitos MSSPs saibam que não conseguem apoiar de forma adequada os seus clientes com soluções básicas face à escala e velocidade cada vez maior destas ameaças modernas, e é por isso que estão a adotar soluções SASE.

O próximo passo na evolução do SASE é a solução SASE unificada, que garante à partida as vantagens de uma abordagem de fornecedor único. É possível criar uma solução SASE unificada combinando tecnologias de diferentes fornecedores, mas muitas organizações preferem uma abordagem de fornecedor único para o SASE, onde todas as ferramentas de segurança e de rede são controladas e consolidadas sob a mesma plataforma de gestão de um único fornecedor.

No entanto algumas organizações dependem de uma abordagem "SASE de dois fornecedores", onde um fornecedor é responsável pelos serviços de segurança e outro pelos serviços de rede, mas a Fortinet não acredita que esse seja o futuro do SASE.

Os benefícios de trabalhar com um único fornecedor, que já realizou todo o trabalho de integração dos seus produtos, são significativos.

Os MSSPs e os seus clientes podem ter a certeza de que a ligação entre o SD-WAN e o SASE foi bem pensada e totalmente integrada.

Quando um MSSP escolhe um fornecedor de SASE para fazer uma parceria, não deve esquecer-se de considerar os custos associados à gestão e manutenção da solução. Há também uma grande necessidade de uma abordagem de licenciamento simples que permita a uma organização adquirir serviços de uma forma muito mais fácil, enquanto lhes dá a flexibilidade para ativar e utilizar diferentes formatos da solução.

A promessa do SASE só pode ser totalmente concretizada se houver também uma simplificação de como é adquirido e quanto custa.

Há uma consideração-chave muitas vezes esquecida pelos MSSPs ao estabelecerem uma parceria com um fornecedor de SASE. Como todas as soluções SASE são, por natureza, multi- -tenant, é importante que a solução não permita que os dados de um cliente se misturem com os dados de outro cliente. Um fornecedor de SASE deve garantir que a sua solução cumpre todos os regulamentos e os requisitos de segregação padrão. Os MSSPs devem dar prioridade a um fornecedor capaz de responder às capacidades mencionadas e fornecer uma plataforma SASE de fornecedor único. Devem acima de tudo encontrar uma solução que possua todas as tecnologias de segurança e de rede, e que todos os componentes do SASE sejam controlados e unificados numa única plataforma de gestão e uma política comum de proteção de dados.

O Fortinet Unified SASE é uma solução que inclui todas tecnologias de segurança e de rede desenvolvidas internamente e oferece um conjunto de aplicações de segurança, independentemente do dispositivo, aplicação ou utilizador.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Fortinet

Recomendado pelos leitores

Soluções HCI DataCore
PARTNERS

Soluções HCI DataCore

LER MAIS

Business Continuity com a Check Point: primeiro vem a prevenção
PARTNERS

Business Continuity com a Check Point: primeiro vem a prevenção

LER MAIS

Reforçando a Continuidade dos Negócios com Cisco Duo Device Health e Zero Trust
PARTNERS

Reforçando a Continuidade dos Negócios com Cisco Duo Device Health e Zero Trust

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.