Javier Nuñez, Pre Sales Engineer, Zaltor em 2024-3-19

PARTNERS

O que é realmente importante: os dados em si ou o estado dos mesmos?

Na era em que vivemos, os data centers desempenham um papel fundamental no armazenamento e processamento de grandes quantidades de informação. A segurança e disponibilidade dos dados são aspectos críticos para qualquer organização

O que é realmente importante: os dados em si ou o estado dos mesmos?

Javier Nuñez, Pre Sales Engineer, Zaltor

Os data centers têm um papel fundamental na proteção e backup da informação, garantindo a sua integridade e disponibilidade a todo o momento. Para isso, uma excelente estratégia de cópias de segurança é indispensável para assegurar que a nossa informação está disponível a qualquer momento de forma rápida, eficaz e correta. Este aumento exponencial da informação armazenada, bem como de todas as cópias que permitem uma redundância e segurança desta informação, resulta num aumento da energia que permite o seu funcionamento, daí a importância de otimizar o uso desta energia.

Não há dúvida de que a gestão da energia é um dos desafios mais complexos na Indústria. Existem muitos métodos que os data centers podem implementar para aumentar a eficiência energética e continuam a surgir novos sistemas de climatização, auto abastecimento energético, etc. Além disso, aspectos como a localização do data center em climas mais frescos também podem ajudar a reduzir consideravelmente o consumo de energia e os custos.

Mas de nada serve ter um grande data center com várias réplicas por todo o mundo e mil cópias de segurança, se a informação que está guardada não está nas condições para o seu tratamento. Para isso, tão importante como o próprio data center, ou a estratégia de backup da informação que estamos a utilizar, é ter um bom sistema de monitorização que indique a todo o momento o estado de todos e cada um dos sistemas que suportam ao longo da sua vida útil, a informação que armazenamos.

E também a coerência dos dados que armazenamos e que, no caso de ocorrer uma alteração de algum destes elementos, seja capaz de alertar da maneira mais eficiente possível, de qualquer incidência para poder responder eficazmente ao problema surgido.

Por sua vez, esta monitorização não só dos dados que armazenamos, e que são tão necessários para o nosso dia a dia, se não de toda a infraestrutura que está a suportar toda esta informação, permitir-nos-á que possamos ter uma visão de todos os seus parâmetros de funcionamento a todo o momento, permitindo assim poder ter a garantia de que não só toda a informação da nossa empresa que temos armazenada e assegurada nos data centers, está disponível para o seu uso da maneira mais rápida e simples, mas também de que todos os elementos que fazem parte do data center (eletrónica de rede, hosts, sistemas de alimentação ininterrupta, sistemas de climatização, controlos de acesso, câmaras CCTV, etc) estão a trabalhar dentro dos parâmetros de funcionamento necessários para fazer um uso eficiente da energia e chegar ao tão desejado valor de PUE (Power Usage Effectiveness) o mais próximo do 1, quanto seja possível.

Os Fabricantes da Zaltor como Paessler, com o software de monitorização PRTG ou Solarwinds com HCO permitem-nos ter a monitorização destes componentes, bem como dos dados que temos nestas plataformas, geralmente longe da nossa localização, e que, graças aos seus diferentes painéis de controlo e relatórios, podemos ter sempre acesso à informação relevante sobre o funcionamento destes equipamentos e a um histórico desta informação tão necessário para podermos ver a evolução destes parâmetros a qualquer momento e que nos pode permitir antecipar uma possível falha e assim resolver qualquer problema da forma mais eficiente possível e com o menor impacto no trabalho dos utilizadores finais.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Zaltor

Recomendado pelos leitores

Soluções HCI DataCore
PARTNERS

Soluções HCI DataCore

LER MAIS

Business Continuity com a Check Point: primeiro vem a prevenção
PARTNERS

Business Continuity com a Check Point: primeiro vem a prevenção

LER MAIS

Reforçando a Continuidade dos Negócios com Cisco Duo Device Health e Zero Trust
PARTNERS

Reforçando a Continuidade dos Negócios com Cisco Duo Device Health e Zero Trust

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.