Henrique Alves, Systems Engineer, Data Center & Cloud Warpcom em 2024-10-17

PARTNERS

O papel transformador da Inteligência Artificial nos data centers: desafios e oportunidades

Todos sabemos que a Inteligência Artificial (IA) está a revolucionar o mundo e a forma como trabalhamos. Com a evolução da IA, os processos para os quais esta foi desenvolvida otimizam-se constantemente. Aliada a esta evolução vem a sua facilidade de adoção

O papel transformador da Inteligência Artificial nos data centers: desafios e oportunidades

Henrique Alves, Systems Engineer, Data Center & Cloud Warpcom

Com a crescente complexidade e escala dos data centers enfrentamos novos desafios. A IA pode desempenhar um papel essencial na resolução dos mesmos. A sua integração nas operações dos data centers marca um passo significativo no desenvolvimento de uma gestão de infraestruturas mais inteligente e eficiente.

Com a IA para operações (IAOps), podemos automatizar tarefas, prever e evitar falhas, bem como otimizar o consumo de energia.

Isto não só melhora o desempenho geral e a fiabilidade de um data center, como também é um passo em frente na direção de uma maior sustentabilidade.

A manutenção preditiva pode ser um dos passos mais significativos na evolução dentro de um data center. Para tal, é da responsabilidade da IA, uma contínua análise de dados de múltiplos sensores e logs com o intuito de prever possíveis falhas antes destas ocorrerem.

Outro ponto, igualmente importante, será a otimização e gestão de workloads. Ao analisar os dados e identificar padrões, a IAOps pode prever necessidades de recursos e com isto atribuí- los de uma forma dinâmica, automatizando tarefas rotineiras. Desta forma libertamos as equipas responsáveis e garantimos um método de trabalho mais eficiente com subsequente aumento de produtividade.

Com tudo isto, não podemos simplesmente considerar que a adoção de IA será um “mar de rosas”, será um processo complexo, onde vários elementos terão de ser ponderados e discutidos. Um dos aspetos a analisar será o tipo de equipamentos necessários para este tipo de workloads. Estamos a falar de super computação e, consequentemente, preços de aquisição e consumos energéticos muito mais elevados comparativamente a servidores para virtualização. Questiono-me então se a poupança que a IAOps promete dar, compensa os gastos necessários para a sua utilização?

Temos ainda o problema de moldar as infraestruturas atuais para esta nova realidade. Se o objetivo é investir para tirar partido da IA, é imperativa uma avaliação destas infraestruturas para que sejam feitas as alterações que alavanquem o seu uso. De acordo com um estudo da Gartner, “Deliver Value to Succeed in Implementing AIOps Platforms”, 46% dos IT leaders têm dificuldade em compreender os benefícios, valor e cenários de utilização para a implementação de IA. Em Portugal, vemos atualmente ambientes que ainda não estão otimizados para virtualização e por isso mesmo, acredito que a adoção deste tipo ainda tenha um longo caminho a percorrer.

Para a IAOps mudar por completo os data centers, tem que estar 100% integrada em todos os sistemas e processos. Isto requer uma abordagem estratégica, considerando fatores como a privacidade de dados, a segurança e as potenciais implicações éticas. Quando implementada corretamente, a IA pode ser a pedra fulcral no futuro dos data centers, impulsionando a inovação e permitindo que as organizações se mantenham à frente num cenário cada vez mais competitivo.

Para este tipo de desafios as empresas podem contar com a Warpcom como o seu parceiro tecnológico. Temos várias equipas das diversas áreas das TIs, que podem apoiar na adoção e utilização destas novas tecnologias, mantendo sempre o foco de tornar clientes e parceiros cada vez mais capazes de liderar o mercado, nas suas respetivas áreas de atuação.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Warpcom

TAGS

Warpcom

Recomendado pelos leitores

O que pode esperar do ALSO Channel Trends+Visions 2024
PARTNERS

O que pode esperar do ALSO Channel Trends+Visions 2024

LER MAIS

A IA generativa já chegou à gestão empresarial e esperam-se grandes transformações
PARTNERS

A IA generativa já chegou à gestão empresarial e esperam-se grandes transformações

LER MAIS

Impacto de novas ferramentas na Mobilidade Empresarial
PARTNERS

Impacto de novas ferramentas na Mobilidade Empresarial

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 111 OUTUBRO 2024

IT CHANNEL Nº 111 OUTUBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.