2025-2-14

PARTNERS

Este ano, a NIS2 e a IA vão estar na agenda de todos os CTO

Para poderem fazer face a ciberataques cada vez mais sofisticados, os CTO das organizações terão de recorrer a uma cibersegurança que conte com IA. O outro grande desafio que se lhes apresenta é adaptar a sua estratégia de trabalho à normativa da NIS2

Este ano, a NIS2 e a IA vão estar na agenda de todos os CTO

Os cibercriminosos encontraram na Inteligência Artificial (IA) uma tecnologia muito valiosa que lhes permitiu avançar exponencialmente na realização de ciberataques, não apenas em termos de maior rapidez, mas também em relação à sofisticação dos ataques. Diante deste cenário, a melhor solução para as organizações é utilizar políticas de prevenção sólidas que também empreguem IA, ou seja, adotar uma estratégia de cibersegurança que não seja apenas reativa e que conte com os últimos avanços.

Em 2024, assistimos a um aumento dos ataques de ransomware – que além disso eram mais complexos que os seus antecessores – e este ano voltaremos a ser testemunhas do surgimento de um grande número de ransomware, especialmente aqueles que empregam APT (Advanced Persistent Threat) direcionados a infraestruturas críticas e essenciais para os estados.

Trata-se de ataques muito mais silenciosos e, ao mesmo tempo, mais perigosos, uma vez que o seu desenvolvimento pode levar vários anos e o impacto pode ser instantâneo para roubar informação no momento menos esperado. O objetivo destes ciberataques é causar o maior dano possível, dirigindo-se aos serviços críticos e estratégicos da sociedade.

Além de APT, também é importante destacar os ataques à cadeia logística das empresas. Muitas organizações, especialmente as grandes corporações, possuem uma boa política de cibersegurança, mas os seus fornecedores não, tornando-se assim a porta de entrada do ransomware. Este último tipo de ataques poderá ser remediado graças à aplicação da NIS2, que contempla a necessidade de implementar medidas de segurança na cadeia logística das empresas.

Ajudar a cumprir as normativas

Como Distribuidor de Valor Acrescentado especializado em soluções de cibersegurança, a Ingecom Ignition conta com tecnologias que ajudam as organizações a fortalecer ou assegurar, dependendo do caso, os seus pontos mais fracos, que também são aqueles em que as normativas vão centrar-se. O principal desafio que vemos na hora de adaptar estas normativas nas empresas é a mudança de mentalidade que devem adotar. Até agora, o departamento técnico era o único responsável por um ciberataque dentro da empresa; com a NIS2, também recai mais responsabilidade nos conselhos de administração das organizações, algo que os obriga a envolver-se mais na estratégia de cibersegurança da organização.

Por outro lado, tanto a NIS2 como a DORA vão exigir que a maioria das empresas aplique técnicas de sensibilização e formação dos colaboradores para garantir que fortalecem o elo mais fraco da cadeia, que é o humano. Está amplamente demonstrado que o principal ponto de entrada de qualquer ataque é o utilizador, pelo que uma maior formação e sensibilização dos colaboradores pode reduzir o ataque a uma empresa em 90 por cento. Daí o crescimento no mercado de fornecedores que oferecem soluções para educar e sensibilizar os trabalhadores, como a Cyber Guru. No entanto, uma empresa não deve contentar-se em dotar o seu pessoal com conhecimentos de prevenção contra possíveis ataques de forma esporádica e ficar por aí, porque com o tempo as pessoas relaxam e baixam a guarda, favorecendo o sucesso de um novo ciberataque. É necessário empregar técnicas de CTF (Capture The Flag), como as da HackRocks, com as quais se mede os conhecimentos que os colaboradores adquiriram e se avalia até que ponto a formação ministrada foi eficaz ou não. Igualmente, é importante contar com formações periódicas de renovação e atualização de conhecimentos.

Cyber Guru: https://www.cyberguru.it/en/

Hackrocks: https://hackrocks.com/

Ingecom Ignition: https://www.ingecom.net/pt/

 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Ingecom Ignition

Recomendado pelos leitores

Porquê Esprinet?
PARTNERS

Porquê Esprinet?

LER MAIS

Brother: Soluções Inovadoras para a Gestão de Impressão e Etiquetagem Profissional
PARTNERS

Brother: Soluções Inovadoras para a Gestão de Impressão e Etiquetagem Profissional

LER MAIS

Há 40 anos, ligados ao seu negócio
PARTNERS

Há 40 anos, ligados ao seu negócio

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 114 FEVEREIRO 2025

IT CHANNEL Nº 114 FEVEREIRO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.