2024-6-18
A Canon conta com uma vasta gama de impressoras direcionadas para pequenas e médias empresas. No entanto, neste artigo vamos centrar-nos especificamente numa delas: a gama MAXIFY. Esta gama está dividida em dois submodelos de impressoras, a MB e a GX
Quais são as diferenças entre ambos?As MAXIFY MB são impressoras multifunções destinadas a clientes com um elevado volume de impressão, como pequenas empresas, profissionais em teletrabalho, empresas de retalho e outras. Estes modelos utilizam o sistema de cartuchos independentes de alto rendimento. As MAXIFY GX destinam-se ao tipo de utilizador que imprime um maior volume de impressão e procura a maior rentabilidade a longo prazo com o menor custo de impressão possível. A gama MAXIFY GX possui tecnologia Megatank, ou seja, de garrafas de tinta. Graças a este sistema e ao elevado desempenho dos consumíveis, o custo por cópia da máquina é muito reduzido. Por exemplo, a impressão de um documento a preto, de acordo com as normas ISO, custaria 0.0025 cêntimos. O rendimento das garrafas apresenta estimativas de impressão de 6.000 páginas com a garrafa Cl-56 BK e até 14.000 cópias com o conjunto de garrafas a cores – e aqui falamos sempre da qualidade de impressão definida como padrão. No entanto, se imprimirmos em qualidade de rascunho, a garrafa CL-56 BK imprimirá até 9.000 cópias e a garrafa a cores 21.000 cópias. Falemos de preços: qual seria o custo por cópia com a norma ISO?
Em suma, a gama GX3050 tem custos muito baixos, o que faz dela a melhor máquina com os melhores CPP e TCO do mercado. Neste ponto, temos de acrescentar uma pequena nota, uma vez que toda a gama GX utiliza as mesmas garrafas de tinta, exceto dois modelos de entrada de gama, a GX1050 e a GX2050. Estes modelos têm garrafas diferentes com rendimentos diferentes: 3.000 páginas na qualidade padrão e 4.500 na qualidade de rascunho. Composição da tintaA Canon desenvolveu com estas tintas outro aspeto da gama GX que devemos ter em conta: a composição da tinta. As tintas são resistentes à água, humidade, luz solar, entre outras, ao abrigo do certificado ISO11798. Esta vantagem impacta diretamente o cliente: por exemplo, se o utilizador sublinhar algum texto, a tinta adere ao papel e não se dilui com o sublinhado, manchando a folha. Outra grande vantagem é que, no caso de um cliente imprimir um anúncio e o colocar na montra de uma loja ou noutro local, a tinta é resistente à luz, as cores não se desvanecem e duram mais tempo com nitidez. O design e o tamanho são importantesA gama GX foi concebida para ser o mais pequena possível, mas com a potência de uma máquina grande, para oferecer ao cliente a comodidade de poder colocar as impressoras em mais locais e não ocupar muito espaço no escritório. Por exemplo, a GX1050 e a GX2050 têm um design muito otimizado e compacto para facilitar esta utilização, porque são impressoras mais orientadas para os utilizadores em teletrabalho ou coworking, onde o espaço é muito pequeno e as impressoras grandes não são adequadas. GX3050 e GX4050 – Estes modelos de impressoras são perfeitos para imprimir documentos e publicidade, porque têm um tabuleiro capaz de suportar uma gramagem de papel até 500g (algo que muito poucas impressoras têm a capacidade de suportar). GX5550 – A GX5550 caracteriza-se pela capacidade de imprimir códigos de barras ou códigos QR com um acabamento de alta qualidade, graças a uma opção no software que faz com que a impressora torne as margens das impressões tão precisas quanto possível. GX6550 – A GX6550 apresenta um design único no mercado graças ao seu scanner frontal, permitindo uma utilização totalmente frontal. Foi pensada para ser colocada em locais de difícil acesso, onde não é permitida uma abertura correta do scanner – por exemplo, debaixo de um balcão onde não é fácil abrir a tampa.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Canon |