2024-7-24

PARTNERS

Como evitar a perda de dados num NAS doméstico

Hoje em dia, muitos utilizadores possuem um sistema de armazenamento conectado à rede (NAS) como armazenamento central para todos os tipos de dados. Além de arquivos de música e vídeo, documentos importantes tais como fotos e vídeos privados costumam aqui ser armazenados, sendo inestimáveis para os seus proprietários e dolorosos de perder

Como evitar a perda de dados num NAS doméstico

A maioria dos utilizadores acredita que os seus dados estão seguros e bem protegidos num NAS, o que é verdade, mas apenas se algumas regras básicas forem observadas.

A Toshiba Electronics Europe GmbH explica como os utilizadores podem minimizar o risco de perda de dados no seu NAS doméstico:

  • Certifique-se de que tem pelo menos duas baías de disco: embora existam alguns sistemas NAS no mercado com apenas uma baía de disco, estes não oferecem proteção contra a perda de dados em caso de falha do disco rígido. Duas baías de disco são o mínimo para um NAS. Dispositivos com espaço para quatro ou mais discos rígidos só são recomendáveis para volumes de dados muito grandes ou para requisitos de desempenho elevado.
  • Escolha um local adequado para o NAS: colocar o NAS diretamente ao lado do computador pode ser conveniente, mas é fácil para os ladrões encontrarem. Os ladrões geralmente não se importam com os dados, mas ainda gostam de levar o dispositivo técnico valioso se este for facilmente acessível. Portanto, um local escondido é melhor, por exemplo, num armário embutido ou numa cave seca que não esteja em risco de inundação.
  • Certifique-se que utiliza discos rígidos para NAS: para sistemas NAS, os fabricantes de discos rígidos (HDD), discos que são projetados para uso em armazenamento em rede e que funcionam perfeitamente com os dispositivos. Os HDDs normais de desktop podem ser um pouco mais baratos, mas, a longo prazo, não são capazes de operar 24/7 e suportar cargas de trabalho mais elevadas. Os riscos de erros e falhas são muito maiores do que com os HDDs para NAS.
  • Configure um RAID 1 ou superior: para evitar a perda de dados em caso de falha de um disco rígido, os utilizadores devem configurar os HDDs no seu NAS como um RAID. Configurar os discos como unidades individuais ou como um único disco contínuo não proporciona segurança contra falhas. Num RAID 1, típico para dispositivos com dois HDDs, o NAS armazena todos os dados de forma redundante, espelhando-os em ambos os discos. Se um HDD falhar, todos os dados ainda estarão disponíveis no outro HDD – os utilizadores devem então substituir o HDD defeituoso o mais rápido possível para que o NAS possa restaurar uma cópia completa dos dados.
  • Não se esqueça das cópias de segurança: mesmo um NAS precisa de backups regulares, pois o RAID apenas protege contra a perda de dados devido a falhas de discos rígidos. Com uma cópia de segurança clássica, os utilizadores também evitam a perda de dados devido a ataques de ransomware, roubo do NAS, defeitos do dispositivo, bem como danos causados por incêndios e inundações. Um backup pode ser facilmente criado em discos rígidos USB, pois a maioria dos sistemas NAS vem com uma interface USB 3.0 e pode ser configurada para copiar todos os dados para o armazenamento externo assim que este for conectado. Os utilizadores devem armazenar o disco rígido USB noutro local que não em casa para que, em caso de emergência, este não seja vítima do mesmo evento danoso ou roubo que o NAS.
  • Reconheça a emergência e saiba o que fazer: para evitar a perda de dados devido a erros de configuração ou operação incorreta, os utilizadores devem familiarizar-se detalhadamente com o seu NAS e a sua interface de configuração baseada na web. Eles precisam de saber não apenas como configurar o dispositivo corretamente, mas também como reconhecer defeitos e mau funcionamento dos discos rígidos – e o que fazer a seguir. Faz sentido configurar notificações por email sobre problemas com o NAS e os discos. Embora a maioria dos NAS mostrem o estado dos discos rígidos através de LEDs de status no gabinete do dispositivo, estes geralmente não estão à vista. Sem notificações por email, um disco rígido pode falhar sem que o utilizador perceba, porque todos os dados ainda estão disponíveis através do RAID.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Toshiba

TAGS

Toshiba NAS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.