Ricardo Pinto, Head of Enterprise Security Division, na V-Valley Portugal em 2025-2-18
Num mundo cada vez mais digital e interconectado, a cibersegurança tornou-se numa prioridade inquestionável para empresas de todos os setores
Ricardo Pinto, Head of Enterprise Security Division, na V-Valley Portugal
A sofisticação dos ciberataques exige que as organizações adotem soluções que garantam proteção, continuidade de negócio, reputação e eficiência operacional. Além disso, a escassez de talentos nesta área torna essencial a automação de processos e a adoção de serviços especializados. Este é um desafio global, agravado pela necessidade de respostas rápidas e assertivas. No entanto, a solução não passa apenas pela contratação massiva de recursos, pois além de serem escassos e dispendiosos, o ambiente digital exige um pensamento estratégico baseado na segurança by design ou by default. Isso implica a escolha de tecnologias adaptadas à realidade de cada cliente. Muitas organizações deparam-se com um dilema: gerir internamente a sua infraestrutura de segurança ou recorrer a fornecedores especializados. É nesta fase que ponderamos a contratação de um fornecedor MSSP (Managed Security Service Providers), que normalmente tem equipas e ferramentas altamente especializadas, e que, ao proporcionar suporte contínuo, permite às empresas focarem-se no seu core business. O mercado tem demonstrado que soluções como MDR (Managed Detection and Response) são uma alternativa eficaz à tradicional proteção de endpoint, ou até mesmo do EDR, pois permitem externalizar a resposta e garantir uma proteção mais avançada e contínua. Atualmente, as organizações estão focadas em soluções que garantam proteção, continuidade de negócio, reputação e eficiência operacional. Entre as principais tendências, destacaria:
A V-Valley disponibiliza aos seus parceiros de negócio a plataforma LideraCloud que foi criada para facilitar a gestão de licenciamento de soluções de cibersegurança. Esta permite uma operação de forma independente, oferecendo tenants dedicados para a gestão dos seus clientes. Assim, poderão adicionar e gerir licenças de diversos fabricantes de referência no mercado, como Check Point, WatchGuard, Kaspersky, entre outros. A plataforma não se limita apenas à gestão de licenciamento, mas também disponibiliza um ciclo completo de serviços profissionais, que inclui suporte técnico qualificado, formação especializada e consultoria, o que proporciona valor adicional às empresas. Além disso, a LideraCloud promove um modelo de segurança como serviço, alinhado com a tendência de MSSP. Tal permite que os parceiros entreguem soluções de segurança geridas de forma mais eficiente, que garantam maior proteção e continuidade operacional para os seus clientes.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela V-Valley |