2024-10-04
No ano em que o Also Group celebra 40 anos, a ALSO Portugal realiza a segunda edição do seu evento que apresenta as tendências e visões para o futuro aos seus Parceiros
O Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, foi o local escolhido para acolher a segunda edição do evento anual da ALSO Portugal - ALSO Channel Trends&Visions 2024, ano em que o ALSO Group celebra 40 anos. Na apresentação de abertura, Anabela Correia, Chief Customer Officer da ALSO Portugal, começou por referir que o evento serve o propósito de colaboração, garantindo que esta será fulcral para o sucesso do mercado de IT em Portugal, caracterizado por algumas “particularidades”. Anabela Correia apresentou alguns dados sobre a atual situação macroeconómica na Europa, caracterizada por uma “tempestade perfeita de disrupção”. A Europa continua a enfrentar um conjunto de impactos, cada vez mais frequentes “e com maior amplitude”, como é o caso das elevadas taxas de juro e a pressão inflacionária. A supply chain, por exemplo, é uma das áreas que continua a sofrer com a disponibilidade limitada. Para 2024, as previsões apontam para que o mercado europeu de IT atinja o valor de 1,2 biliões de euros, com as áreas de inteligência artificial (IA), IoT, cloud e cibersegurança a contribuírem para os maiores crescimentos. A IA terá mesmo um crescimento de 30% no mercado europeu. Na realidade portuguesa, em 2024 os gastos de IT vão atingir os 9,7 mil milhões de euros, com as soluções cloud a posicionarem-se como o principal motor de crescimento. No Canal, anunciou Anabela Correia, o foco passa por uma maior necessidade de Parcerias, aproveitando a importante era de colaboração em que vivemos, onde as empresas não são capazes de ser especialistas em tantas áreas do mercado e, por isso, precisam de se relacionar e colaborar. A volatilidade do mercado leva também à necessidade de variar e mixar as ofertas distintas para que não haja uma grande dependência de determinada área de negócio, sem esquecer a preocupação em atender às necessidades empresariais individuais dos clientes e fabricantes. Por fim, é necessário que o Canal continue a criar valor e diferenciação através de especialização e serviços. |