Jonas Carneiro, Medium Business & Channel Manager na Dell Technologies em 2024-3-08

PARTNERS

A fábrica do futuro será orientada por dados e otimizado para IA: Indústria 4.0

Os dados estão a revolucionar o ambiente empresarial e o setor da Indústria em particular. Juntamente com ferramentas poderosas como Edge Computing, a Inteligência Artificial, o Machine Learning e a analítica, os dados em tempo real estão a permitir novos níveis de inovação e a implementação de fábricas mais inteligentes

A fábrica do futuro será orientada por dados e otimizado para IA: Indústria 4.0

Jonas Carneiro, Medium Business & Channel Manager na Dell Technologies

De acordo com um Relatório Fortune Business Insights, o big data global no setor da Indústria foi de 3,22 mil milhões de euros em 2018 e está projetado para atingir 9,11 mil milhões de euros até 2026, com um CAGR de 14,0% durante o mesmo período. Hoje, empresas com visão de futuro estão a combinar a tecnologia operacional (OT) no Edge e a IA para permitir casos de uso que oferecem benefícios interessantes adicionados aos modelos tradicionais.

A Evolução da Indústria Inteligente: Indústria 4.0 

Na Indústria, o Edge é o ambiente de produção, onde câmaras, sensores, máquinas e linhas de montagem geram dados. Usando tecnologia de Edge Computing, as empresas recolhem e traduzem dados dessas fontes ou de sistemas de controlo de automação conectados a essas fontes. Os dados são analisados usando tecnologias como análise de dados de streaming e IA para obter insights imediatos e tomar decisões rapidamente. Ao mesmo tempo, o grande fluxo de dados no Edge pode, paradoxalmente, tornar-se uma barreira para a transformação. A expansão de conjuntos de dados, incluindo novos tipos de dados em novos pontos de presença, pode superar a tecnologia de Edge com o seu grande volume, mesmo quando as expectativas dos utilizadores por insights em tempo real aumentam.

IA no limite da Indústria

A IA pode melhorar a capacidade de uma organização de proteger os colaboradores, melhorar a qualidade da produção, evitar problemas de manutenção e preencher lacunas de habilidades com Inteligência Artificial. Tudo isto ajuda a manter-se competitivo. Os benefícios da IA no Edge são numerosos e incrivelmente impactantes, incluindo:

  • Menos defeitos: a IA pode rastrear peças que entram e se movem pela cadeia de fabrico com grande velocidade. A visão mecânica ajuda a acelerar e automatizar o trabalho em andamento durante todo o ciclo de produção. Os defeitos podem ser identificados, sinalizados e rastreados para processos ou componentes individuais em tempo real para correção imediata, em vez de ter de esperar que um produto defeituoso seja descoberto.
  • Avarias mínimas: Os sistemas de manutenção preditiva alimentados por IA usam dados de sensores e dados de IoT para identificar a localização exata dos requisitos de manutenção, economizando aos técnicos uma quantidade significativa de tempo em diagnósticos e permitindo que a organização preveja e previna proativamente futuras falhas de equipamentos. Manter proativamente os equipamentos e processos funcionando com o desempenho ideal ajuda a proteger os colaboradores, evitar interrupções e reduzir os custos de manutenção.
  • Acelera e expande o conhecimento em processos de produção: Os sistemas de IA baseados em realidade aumentada (RA) permitem que especialistas externos visitem a fábrica virtualmente, usando a interface de RA para avaliar diretamente uma situação e orientar ou treinar os colaboradores no local. A IA também pode entender o contexto com base num estado do processo de fabrico e carregar processos padrão para a ação recomendada, com cada etapa claramente demonstrada em RA, permitindo que colaboradores não qualificados executem tarefas complexas nos casos em que os especialistas não estão disponíveis.

Ao aproveitar o poder da IA no Edge, os Fabricantes descobrem benefícios comerciais tangíveis e mensuráveis e uma abordagem inteligente ao fabrico, que lhes dá a capacidade de se diferenciarem e executarem num mercado global cada vez mais competitivo. É a nova Indústria 4.0.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Dell Technologies

Recomendado pelos leitores

Soluções HCI DataCore
PARTNERS

Soluções HCI DataCore

LER MAIS

Business Continuity com a Check Point: primeiro vem a prevenção
PARTNERS

Business Continuity com a Check Point: primeiro vem a prevenção

LER MAIS

Reforçando a Continuidade dos Negócios com Cisco Duo Device Health e Zero Trust
PARTNERS

Reforçando a Continuidade dos Negócios com Cisco Duo Device Health e Zero Trust

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.