2018-3-28

OPINIÃO

Um Economizador de ar indireto traz muitas vantagens para o negócio da Indústria de Data Centers

Atualmente, a utilização de tecnologia de refrigeração com economizadores em Data Centers é já bastante comum sobretudo nos grandes Data Centers, como os dos gigantes Microsoft ou Facebook ou os dos fornecedores de colocation e de cloud. O único ponto em discussão é o de saber qual a modalidade de economizador a utilizar: direta ou indireta

Um Economizador de ar indireto traz muitas vantagens para o negócio da Indústria de Data Centers

Quando os economizadores de ar apareceram pela primeira vez, a maioria das empresas preferiam o modo direto de arrefecimento, em que o economizador capta ar frio do exterior e o canaliza, através de uma série de filtros, diretamente para o Data Center, para o seu arrefecimento. A simplicidade do modo direto é energeticamente muito eficiente porque apenas requer uma série de ventiladores para realizar esta tarefa, pelo menos enquanto as temperaturas exteriores são suficientes.

Porém, o arrefecimento a ar direto tem algumas desvantagens que tendem a comprometer a equação. A principal desvantagem é a filtragem necessária para garantir que nenhum ar contaminado entre através do ar no Data Center. Estes filtros tendem a obstruir-se e requerem uma manutenção frequente. Em zonas sujeitas a grande contaminação este pode ser um fator crítico. Perante situações extremas como incêndios florestais, derrames químicos, ou outras contaminações na zona onde o Data Center está instalado, pode ser necessário desativar o economizador e mudar para arrefecimento mecânico.

Além do mais, o arrefecimento a ar direto depende muito do teor de humidade exterior. Se o ar exterior for demasiado seco, é necessário humidificação adicional enquanto que se o ar exterior for demasiado húmido será indispensável desumidificar, processo que reduz a eficiência.

Os economizadores a ar indireto, pelo contrário, são a resposta a muitos destes problemas. Utilizam um sistema de permuta de calor para separar eficazmente o ar exterior do Data Center, atuando como uma “apólice de seguro” contra os contaminantes que podem existir no ar exterior, eliminando a necessidade de filtro. A modalidade indireta também elimina a dependência das condições de humidade ambiental, que afetam negativamente o Data Center. Além disso, os sistemas de permuta de calor podem ser utilizados tanto na desumidificação como na humidificação do ar, conseguindo, assim, tirar proveito das temperaturas do bolbo seco e húmido para refrigerar o Data Center.

Atualmente, cada vez mais Data Centers de grandes dimensões preferem a modalidade de economizador indireto, já que os fornecedores têm tomado medidas para torná-los mais eficientes. Quando se requer uma refrigeração DX, utiliza-se uma tecnologia de compressor de “scroll inverter” com variadores de velocidade que proporcionam uma grande capacidade de controlo. O seu desenho permite um rácio de redução de 4:1 relativamente à capacidade de refrigeração DX. Além disso, quando se inicia o compressor, o variador de frequência efetua um arranque suave para eliminar a sobrecarga de corrente que se cria, normalmente, para iniciar o compressor. Isto não só reduz o consumo de energia, mas também alivia a carga de toda a distribuição e backup, já que não precisam de lidar com a sobrecarga inicial. Ao construir um Data Center é determinante reduzir os custos iniciais graças a requerimentos mais reduzidos na distribuição elétrica e no sistema de backup.

A nova tecnologia utilizada em ventiladores, comutados eletronicamente, proporciona apenas a energia necessária em cada momento. Adicionar baterias microcanal ao condensador, potencia a eficiência do circuito DX. Outra inovação é que agora os sistemas para troca de calor são construídos com um polímero, em vez de metal, o que os torna mais adaptados a ambientes húmidos e menos propensos a falhas. Estes equipamentos também podem ser reparados sem que seja necessário movê-los, o que se revela uma grande vantagem.

A questão é que embora o economizador de ar direto possa ser pouco mais eficiente que o indireto, a maioria dos proprietários de grandes Data Centers percebem que a diferença não justifica o risco, em termos de poluição do ar, humidade e manutenção. Por outro lado, a poupança energética que se obtém dos economizadores indiretos é muito significativa. Cerca de 50% de poupança no arrefecimento e um aumento de 40% da energia disponível para a infraestrutura de TI, o que também proporciona a redução das despesas operacionais até cerca de 50% e de custos capitais até cerca de 5%.


 

Beatriz Palacios, Product Manager Cooling & Floor – Schneider Electric Iberian IT Division

Recomendado pelos leitores

As sanções americanas e a ascensão dos rivais chineses da Nvidia
OPINIÃO

As sanções americanas e a ascensão dos rivais chineses da Nvidia

LER MAIS

O papel da Inteligência Artificial no recrutamento de talento IT
OPINIÃO

O papel da Inteligência Artificial no recrutamento de talento IT

LER MAIS

Soberania dos dados europeus
OPINIÃO

Soberania dos dados europeus

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.