Markus Krammer, Managing Director da NFON Lda em 2021-6-07
Olhando para 2021, é importante reforçar as áreas de crescimento. O setor público representa uma grande oportunidade, se abordado corretamente. É quem mais gasta em TI e telecomunicações. Em Portugal, 18% do montante global de subvenções do Plano de Recuperação e Resiliência deverá ser concentrado na Transição Digital do país
Markus Krammer, Managing Director da NFON Lda
A oportunidade do setor públicoHá uma série de mudanças a acontecer no setor público. O surto pandémico acelerou a procura por ambientes de trabalho flexíveis e evidenciou, para muitas organizações públicas, que as suas soluções de comunicações on-premises não eram adequadas à implementação de modelos de “Smarter Working”. Além disso, a decisão de tornar o teletrabalho obrigatório até ao final do ano veio acentuar a necessidade de repensar a forma como as organizações trabalham e comunicam interna e externamente, tendo a eficiência e a segurança como pilares fundamentais da sua estratégia. Isto apresenta uma valiosa oportunidade para fornecedores de telefonia na nuvem e de comunicações unificadas. Por outro lado, vale a pena destacar que o investimento em TIC no setor público parte cada vez mais de fora do tradicional departamento de TI, sendo impulsionado pelas linhas de negócio e pelos responsáveis por programas mais amplos de transformação organizacional. Os processos de aquisição podem ser fortemente envoltos em burocracia e muito frustrantes, o que torna claro que todas as partes, incluindo a área de aquisições do setor público, o Canal e os fornecedores, devem ter um interesse redobrado em assegurar que os processos são bem-sucedidos, desde o início até à implementação. Hot productsO setor público percebeu que os seus locais de trabalho não são simplesmente um lugar para onde os colaboradores vão, mas sim onde podem ser obtidos resultados. É aqui que serão feitos grandes investimentos no futuro. Com a pandemia, houve um enorme aumento na adoção do Microsoft Teams e de soluções de vídeo na cloud como o Zoom, à medida que as organizações do setor público foram procurando formas de adotar modelos de “smarter working” para alcançarem os seus objetivos. Por outro lado, o Shadow IT também se destaca no setor público, neste momento. Esta área cresceu de forma massiva durante a pandemia, com os diferentes departamentos a fazerem o que podiam para colocar equipas a trabalhar a partir de casa, num curto espaço de tempo, e nem sempre em conjunção com os seus departamentos centrais de TI. Isto levou a que se colocassem “pensos rápidos” sobre as infraestruturas existentes, o que se traduz numa excelente oportunidade para o Canal, pois terão necessariamente de ser implementadas soluções a longo prazo, o mais brevemente possível. Ser autorizadoSer autorizado não tem de ser um processo oneroso. Existem muitos frameworks do setor público à disposição do Canal. Alguns apresentam oportunidades de compra transversais a todo o setor, outros podem ser relevantes apenas para uma área, como a Educação ou a Saúde. Muitos fornecedores estão disponíveis para prestar apoio aos Parceiros com a submissão de um potencial framework de que estes precisam para se tornarem acreditados. É igualmente importante referir que, fora dos frameworks do setor público, muitas organizações públicas exigem que os fornecedores sejam acreditados com certificações como a ISO27001 e a ISO9001. Mais uma vez, os fornecedores podem e devem fazê-lo. Aproveitar enquanto é tempoDo nosso lado, estamos empenhados em estabelecer o padrão no que se refere a vendas e envolvimento no setor público, mas há muitas oportunidades para explorar. 2020 foi o ano que alterou fundamentalmente a forma como trabalhamos. O trabalho remoto tornou-se uma realidade transversal e o setor público tem muito a fazer para implementar estes novos modelos com sucesso. À medida que avançamos para a próxima fase da pandemia e rumo a um ambiente de trabalho mais híbrido e inteligente, os Parceiros do setor público têm de ser capazes de apoiá-lo e entregar as melhores soluções para permitir a redução de custos, a promoção do bem-estar dos colaboradores, e a melhoria do equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal. Quem está à altura do desafio? |