Fernanda Catarino, Responsável pelo Canal de Parceiros da Fujitsu na Europa em 2021-2-24
Ninguém contesta que 2020 foi um ano muito exigente. Nenhum setor ou indivíduo ficou igual depois da pandemia global, e este nível de agitação torna ainda mais difícil prever tendências futuras. Todavia, das tecnologias que estão a ser adotadas até às expectativas dos consumidores, algumas tendências irão traduzir-se em oportunidades atrativas para os Parceiros de Canal em 2021
Fernanda Catarino, Responsável pelo Canal de Parceiros da Fujitsu na Europa
Teletrabalho, segurança e implementações hybrid cloudA pandemia provocou um pico de investimento em várias tecnologias que permitem o trabalho remoto, pois as empresas tiveram de encontrar formas de manter as operações activas com uma força de trabalho sediada sobretudo nas respectivas casas. Esta tendência continuará em 2021, pois o teletrabalho continuará a ser a norma, e as empresas vão implementar ainda mais medidas para ajudar os colaboradores a trabalhar eficazmente estando fora do escritório. O aumento exponencial no teletrabalho também impulsiona uma maior atenção à cibersegurança, de modo a assegurar a protecção de dados preciosos muito para além da protecção habitual da rede da empresa. Também esperamos ver uma continuação da adopção da hybrid cloud, à semelhança do que testemunhámos nos últimos anos. E as empresas vão tentar optimizar os volumes de trabalho, seja em equipamentos on-premises, em clouds públicas ou em clouds privadas. Novas formas de trabalhar – aproveitar o poder do ecossistemaA quantidade enorme de conhecimento alargado e aprofundado que é necessário para gerir estes vastos patrimónios também irá moldar o Canal TI no futuro. Muitos mais parceiros vão focar-se nas suas competências únicas em vez de tentarem dominar as diferentes áreas tecnológicas. Este foco nos superpoderes individuais irá, por seu turno, acelerar as colaborações entre parceiros a que já estamos a assistir. Estas irão abrir novas oportunidades para Parceiros de Canal de todas as dimensões, os quais vão poder ir além do seu âmbito tradicional e explorar novas geografias, permitindo que pequenos parceiros acrescentem valor a projectos de grande escala. Mercados em crescimento – educação, setor público e saúdeEsperamos assistir a um aumento significativo das oportunidades para os Parceiros de Canal em todos os setores. Todavia, alguns setores chave irão beneficiar de forma mais significativa do investimento urgente em tecnologia, sobretudo o sector público, a educação e os cuidados de saúde. A educação teve um pico temporário em 2020, pois os professores e os alunos foram equipados com tablets e portáteis para permitir o ensino remoto. Em 2021, o foco voltar-se-á para a gestão de conteúdos e as ferramentas de colaboração, bem como capacidades que permitam novas funcionalidades no ensino à distância. O setor público também representa uma enorme oportunidade. Apesar de se falar muito em iniciativas digitais, a maioria dos governos ainda tem um grande caminho a percorrer na digitalização dos seus serviços. Também prevemos oportunidades no sector da prestação de cuidados de saúde, onde a COVID-19 tem exposto a necessidade premente de partilha de registos médicos entre clínicas, hospitais e estabelecimentos de saúde. A inteligência artificial é outra oportunidade enorme para o setor da saúde, desde o apoio ao diagnóstico até à análise preditiva, sem esquecer a melhoria da experiência do paciente. Necessidade de competências e formaçãoUm tema recorrente em 2021 será o aumento da complexidade da tecnologia. Infelizmente, estamos a assistir a uma escassez cada vez maior do número de trabalhadores qualificados necessários para ajudar as empresas a gerir esta complexidade. Em última análise, a capacidade de uma empresa aproveitar tecnologias transformadoras depende do seu acesso aos talentos especializados que as podem implementar. Consequentemente, em 2021 a capacidade de recrutar, formar e reter trabalhadores com competências relevantes vai desempenhar um papel cada vez maior no sucesso empresarial. O desejo de aproveitar de forma eficaz conjuntos de dados empresariais cada vez maiores e a escassez de competências especializadas de análise de dados e ciência de dados vão levar as empresas a virarem-se para parceiros de canal de confiança para colmatar as suas lacunas. Confiança torna-se parte integral das decisões de aquisiçãoA confiança está a tornar-se crítica para muito grupos e é um elemento essencial a uma experiência de Parceria positiva. A pandemia aumentou a atenção do público à ética das organizações e às suas práticas empresariais. Cada vez mais consumidores avaliam as empresas em aspectos como o valor que criam para a sociedade e os seus propósitos abrangentes, a par de factores tangíveis e mensuráveis como a sua dedicação à sustentabilidade. O escrutínio dos valores de cada empresa vai continuar em 2021 e alargar-se-á às cadeias de abastecimento, aos ecossistemas e aos Parceiros. À medida que os ecossistemas de parceiros se tornam mais importantes, os parceiros de canal que consigam articular claramente os seus propósitos estarão em vantagem. Concluindo, em 2021 precisaremos de reinventar o novo normal, tanto enquanto indivíduos como enquanto Canal TI. Antes de a pandemia ficar sob controlo, sabemos que cuidar dos nossos colegas e dos nossos clientes continuará a ser uma prioridade. Mas também sabemos que o canal tem conseguido até agora contornar a crise, mostrando a sua determinação e resiliência perante a adversidade. A forma como muitos parceiros lidaram com esta adversidade e saíram mais robustos e mais resilientes da experiência mostra-nos que o nosso ecossistema está preparado para enfrentar o que o futuro nos reserva. |