António Correia, Area Sales Manager da WatchGuard Portugal em 2024-8-13

OPINIÃO

Serviço MDR para os MSPs: a chave para reforçar a sua oferta e proteger os seus clientes

Os fornecedores de serviços geridos (MSP) são intervenientes fundamentais na segurança das empresas. Disponibilizam serviços de segurança aos clientes que, muitas vezes, não dispõem de equipas internas para os gerir. No entanto, o panorama das ciberameaças está a tornar-se cada vez mais complexo e desafiante, mesmo para estes especialistas

Serviço MDR para os MSPs: a chave para reforçar a sua oferta e proteger os seus clientes

António Correia, Area Sales Manager da WatchGuard Portugal

A natureza generalizada da maioria dos ciberataques, que podem durar dias, representa um desafio significativo. Para os combater, é necessária uma monitorização constante e uma análise em tempo real da atividade recolhida a partir dessa monitorização, com tecnologias e informações de cibersegurança avançadas.

A capacidade de detetar e conter o atacante a qualquer momento é crucial para minimizar o tempo de resposta e reduzir o impacto do incidente. A escassez de profissionais qualificados em matéria de cibersegurança agrava esta situação. Esta escassez interna representa um risco para a atividade dos MSP e para a segurança dos clientes.

Como os serviços MDR melhoram as ofertas dos MSP

Os MSPs precisam de adotar uma abordagem proativa à segurança. A chave está no desenvolvimento de uma estratégia abrangente capaz de combater a dinâmica atual e futura da cibersegurança. Esta estratégia deve ser capaz de oferecer uma maior eficácia no tratamento de potenciais compromissos de segurança, quer através da sua prevenção, com uma postura de segurança robusta que desencoraje os atacantes, quer através de uma monitorização eficaz, da identificação de atividades suspeitas nos ativos dos clientes e de uma resposta ágil em caso de deteção de uma sequência de ações maliciosas.

O resultado é bilateral, uma melhoria significativa na ciberdefesa dos seus clientes e um impulso no negócio e na competitividade do MSP.

Neste contexto, os serviços geridos de deteção e resposta (MDR) estão a tornar-se uma ferramenta cada vez mais popular entre os MSP. De facto, de acordo com um estudo recente, 81% dos MSP já oferecem serviços MDR, e dos que ainda não oferecem, 97% planeiam passar a fazê-lo num futuro próximo. No entanto, é verdade que a implementação destes serviços representa um desafio. Exige equipas altamente qualificadas e um investimento considerável, o que dificulta a oferta destes serviços de uma forma eficaz e económica.

Neste sentido, a delegação deste serviço a um terceiro pode trazer grandes benefícios, uma vez que lhes permite expandir a sua oferta e consolidar o seu negócio sem investir na criação e manutenção do seu próprio SOC, profissionais especializados, processos complexos e tecnologias avançadas. Isto permite-lhes oferecer aos seus clientes:

1) Monitorização contínua: 

Muitos MSPs têm recursos limitados que não lhes permitem monitorizar os ambientes dos seus clientes a todo o momento. Um serviço de MDR oferece vigilância 24 horas por dia, 7 dias por semana, disponibilizando o contexto e a correlação de informações recolhidas a partir de endpoints e ambientes de cloud, como o Microsoft 365, para identificar atividades suspeitas e ser capaz de detetar um atacante antes que seja tarde demais.

2) Análise realizada por especialistas: 

Um serviço MDR oferece conhecimentos externos para detetar e analisar indicadores de ataque (IoA) que neutralizam rapidamente potenciais ameaças e mitigam o seu impacto. Também disponibiliza orientações para a contenção ou correção pós-incidente. Desta forma, os MSPs podem garantir a segurança dos seus clientes.

3) Redução da quantidade de alertas: 

No meio de tantos alertas, é fácil ignorar aqueles que são realmente importantes e que exigem atenção. O serviço MDR encarrega-se da monitorização e notifica o MSP quando um alerta requer uma ação específica. Desta forma, a sua equipa deixará de ter de rever os alertas, passando a agir apenas quando a presença da ameaça tiver sido validada, libertando o seu tempo para se dedicar a outras tarefas que promovam a satisfação e a proximidade com os seus clientes e que impulsionem o crescimento do negócio.

4) Assistência à conformidade regulamentar: 

Muitos MSPs trabalham com clientes em sectores regulamentados, que necessitam de assistência para a conformidade. Os serviços de MDR devem ajudar a demonstrar a eficácia na melhoria da postura de segurança com confiança através de relatórios periódicos. Desta forma, o cliente pode demonstrar a conformidade com os requisitos de segurança regulamentares.

Em resumo…

A incorporação de um serviço de MDR pode transformar significativamente a oferta de um MSP. Ao delegar este serviço a um fornecedor externo, os MSPs podem disponibilizar aos seus clientes uma proteção mais robusta e proactiva, sem fazer grandes investimentos. Além disso, é uma forma de delegar estas tarefas complexas e morosas que, anteriormente, ficavam a cargo dos MSPs. Isto permite-lhes concentrarem-se em atividades que impulsionam o crescimento do negócio, enquanto a cibersegurança otimizada é deixada nas mãos de especialistas em segurança e tecnologia avançada que asseguram uma melhor resposta e resiliência contra os ataques sofisticados.

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