2016-2-04
Embora muitos pensassem que o PC estava destinado à extinção e que o segmento dos videojogos fosse sucumbir frente às consolas dedicadas, a verdade é que, contra todos os prognósticos, a indústria de jogos no PC está no seu pico de força e reivindica o seu protagonismo, abrindo assim um grande conjunto de possibilidades no setor.
As figuras a este respeito são claras. Tomando apenas como referência o mercado espanhol, segundo o Anuário da Indústria de Videojogos da AEVI, com dados da GFK, o consumo no setor de jogos no país respeitante a 2014 chegou aos 996 milhões de euros – um crescimento de 6,8% face ao período homólogo em 2013. Em termos globais, o mercado internacional ascendeu aos 71.600 milhões de euros e espera-se que em 2015 chegue aos 80.500 milhões de euros. Mas o que nos leva a pensar que esta tendência não vai mudar? A resposta é o importante aumento de jogadores em todo o mundo. Os dados da Newzoo estimam que em 2014 havia 1.700 milhões de jogadores no planeta e, este ano, essa figura aumentou para os 1.900 milhões. Só no que diz respeito a Espanha, a ISFE assegura que existem cerca de 14 milhões de jogadores, ou seja cerca de 40% da população, entre os quais 23% mostraram preferir jogar em computadores. Tudo isto só serve para destacar as oportunidades que o segmento dos jogos oferece para o canal. A rentabilidade deste mercado é altamente atrativa. É isto precisamente que motiva as empresas tecnológicas como a nossa a redobrar esforços para atender da melhor forma a este mercado. Mas para conquistar este segmento nem todas as fórmulas valem. Se tivesse que apostar numa, seria na dos equipamentos para jogos de alto desempenho. A evolução dos videojogos, que experimentaram um salto qualitativo a nível de prestação e qualidade, significa que os utilizadores necessitam de um nível de especificação cada vez maior e, portanto, procuram dispositivos capazes de oferecer uma experiência superior. É por isso que características como uma grande capacidade de processamento, um sistema de refrigeração avançado, a mais recente tecnologia gráfica e um som envolvente são aspetos fundamentais e praticamente necessários para vencer no mercado dos jogos. Há quem acredite que esta é apenas uma moda passageira, mas o setor não deve cometer o erro de pensar que a tendência está próxima de acabar. Pelo contrário, tudo aponta que a indústria dos videojogos continue a ser um diamante em bruto e a crescer em importância.
Jaume Pausas Marketing Manager Acer Computer Iberia |