Ivana Laskodyova | Consumable Products Manager OKI Europe em 2018-12-27
A geração Millennial é conhecida pela sagacidade no que diz respeito à aplicação do seu dinheiro
As empresas podem aprender bastante ao seguirem o exemplo dos Millennials quando se trata de obterem o máximo retorno possível dos seus investimentos, seja na aquisição de materiais de escritório essenciais ou ao ponderarem compras de montantes mais avultados. Os Millennials são conhecidos por serem a geração mais fiel às marcas, dando preferência às marcas de confiança e estando dispostos a gastar mais num produto de uma marca conceituada e reconhecida por oferecer qualidade. Segundo estatísticas do Elite Daily e do CrowdTwist, mais de metade (50,5%) afirma ser extremamente fiel ou muito fiel às suas marcas favoritas. No que diz respeito à escolha das suas marcas favoritas, 80% dos Millennials continuarão a ser cliente de uma marca ou produto de que gostem (estudo da Edelman) e mais da metade (52%) avaliam as marcas com base na qualidade e não no preço (estudo da IRI). Por sua vez, a investigação da consultora JD Power concluiu que os Millennials estão mais predispostos a tomar uma decisão de compra com base na relação preço-qualidade em praticamente todas as categorias de produtos. Em relação à aquisição de materiais essenciais, como consumíveis de impressão, as empresas deparam-se com uma variedade de opções de outros fabricantes. Muitas vezes disponíveis a um preço inferior ao do produto original produzido pelo fabricante do equipamento, as empresas devem adotar a atitude dos consumidores Millennials e ponderar se os produtos de outros fabricantes compensam o risco.
Produtos originais versus produtos de terceirosA qualidade é o principal fator influenciador da preferência dos Millennials por produtos de marcas conceituadas. A mesma filosofia pode ser aplicada a consumíveis de impressão. Da mesma forma que um par calças de ganga de imitação da Levi’s não oferece a mesma qualidade, durabilidade ou longevidade do artigo original, os consumíveis de impressão produzidos por terceiros, como tinteiros ou toners, não conseguem oferecer o mesmo desempenho e qualidade de impressão do produto genuíno, desenvolvido em conjunto com o equipamento em questão e fabricado pelo mesmo fornecedor. Os consumíveis originais são concebidos e desenvolvidos em conjunto com os respetivos equipamentos dos fabricantes para oferecer o melhor desempenho possível. A compatibilidade harmoniosa entre equipamentos e consumíveis não pode ser replicada por consumíveis de terceiros, independentemente das promessas feitas por esses fornecedores. Esta diferença foi comprovada em testes realizados pela KeyPoint Intelligence Buyers Lab, uma empresa independente de análise e testes líder de mercado, que comparou o desempenho, a qualidade da imagem, a fiabilidade e o rendimento dos consumíveis originais com os de três toners compatíveis. Os testes concluíram que os equipamentos que utilizaram toners originais apresentaram um desempenho impecável, ao contrário dos equipamentos que utilizaram toners de outro fornecedor.
Um resultado claroDurante os testes, o equipamento que utilizou toners compatíveis foi suscetível a várias mensagens de erro que afetaram o seu desempenho, exigindo que fosse reiniciado constantemente. Num cenário empresarial, o tempo de inatividade deste equipamento seria prejudicial à produtividade, causando atrasos na impressão, cópia ou digitalização de documentos, impedindo que o utilizador se concentrasse nas suas funções. Outros problemas enfrentados pelos técnicos que testaram os consumíveis compatíveis, em comparação com os consumíveis originais, incluíram toners que verteram e contaminaram os equipamentos e os espaços de trabalho em redor. Em alguns casos, os consumíveis compatíveis foram inclusive fornecidos com defeito, revelando-se assim inutilizáveis. Em termos de qualidade de impressão, os consumíveis compatíveis ofereceram uma qualidade notoriamente fraca com cores baças, pontos e manchas escuras evidentes nos materiais impressos. Em comparação, os consumíveis originais apresentaram melhores rendimentos de impressão e qualidade, bem como cores mais consistentes sem qualquer derrame ou dano causado aos equipamentos.
Anulação da garantiaÉ natural que após investir num novo equipamento, as empresas queiram proteger a sua garantia. Além dos testes terem revelado que os consumíveis compatíveis podem ser prejudiciais para o funcionamento do equipamento, a sua utilização pode invalidar a garantia caso sejam considerados a causa de quaisquer danos. As empresas podem assegurar a proteção da garantia ao adquirirem consumíveis originais especialmente desenvolvidos para os seus equipamentos. Além disso, as empresas estão a ficar mais conscientes em relação à sua pegada de carbono como resposta à crescente exigência dos consumidores, especialmente os Millennials, para que as marcas se tornem mais sustentáveis. Os produtos compatíveis não são forçosamente recicláveis, enquanto os fabricantes de equipamentos dispõem de programas de recolha e reciclagem dos seus consumíveis originais ajudando a conservar os recursos ambientais e a reduzir o desperdício. Quer pretendam garantir que os custos de impressão não ultrapassam o orçamento, ou se empenhem em proteger as suas credenciais ecológicas, as empresas podem alcançar facilmente estes objetivos ao adquirirem consumíveis concebidos e desenvolvidos pelo fabricante dos seus equipamentos.
Ivana Laskodyova, Consumable Products Manager OKI Europe |