Alexandre Santos em 2015-12-29
Historicamente, a cada 100-150 anos o ser humano atinge uma onda de inovação acelerada. Neste momento vivemos um desses momentos, onde cada vez mais se denota o auge da conectividade entre os equipamentos.
Alexandre Santos ,business manager da Intel Portugal |
Claro que este novo modelo de trabalho traz também para a mesa o debate sobre todas as mudanças que implica. Porém, o importante a reter é, justamente, a alteração na forma como as empresas encaram, não só, a forma de fazer negócio, como também as novas vagas geracionais que entrarão no mercado de trabalho. Dentro deste fluxo geracional, a Geração Z parte dum ponto de partida muito mais desenvolvido que as outras gerações, pelo menos do ponto de vista do advento do digital. Os seus interesses vão muito mais ao encontro daquilo que o consumidor de hoje pretende, sendo despojados de um sentido de pertença – um serviço instantâneo, com tecnologia avançada, flexível, simples e que seja, sobretudo, user-friendly. Os PCs obsoletos, os teclados antiquados, a conexão de Internet fraca ou até a falta de um equipamento móvel, como um smartphone ou tablet, servirão como um sinal a menos para que consigam apresentar valores produtivos. Em que a preferência no momento de decisão laboral é dada a empresas que apresentem estes valores, em detrimento das grandes empresas como foi para as gerações anteriores. Desta forma, torna-se fulcral responder a esta necessidade crescente do mercado, apresentando soluções para as empresas, tanto no desenvolvimento das suas ferramentas de computação, como na criação de um espaço mais Smart, na gestão de dados na Cloud, no desenvolvimento de tecnologias para infraestruturas de Centros de Dados – no fundo, na forma como conseguirá responder a todas as necessidades desta nova geração, dotando-a das ferramentas que necessita para levar as empresas pelo caminho do sucesso. O busílis do Turbilhão da Mudança parte da premissa de que o negócio está, cada vez mais, assente na plataforma digital. As várias aplicações de sucesso demonstram como uma das ferramentas para se conseguir vingar no mercado atual é a prestação de serviços, assentes na gestão de dados, na consciência do Mundo Smart que os rodeia, na manutenção da analítica desses mesmos dados, bem como a sua segurança. Para além disso, o foco no digital assegura, do ponto de vista do consumidor final, uma experiência mais conectada, graças ao conhecimento transmitido por uma força de trabalho inovadora impulsionada pela Geração Z. O Turbilhão da Mudança, como uma força da Natureza, chegará à sua força máxima mais cedo do que tarde. As ferramentas para que as empresas possam beneficiar das suas potencialidades estão ao seu dispor. Como em todas as situações que envolvam mudanças drásticas, a incapacidade de reconhecer a sua importância poderá ser a diferença entre uma empresa pioneira ou obsoleta.
Alexandre Santos
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