Marta Quaresma Ferreira em 2024-1-29
Quando há um ano analisava (e elogiava) “a resiliência dos Parceiros em tempos de incerteza”, estava longe de imaginar o que 2023 ainda reservava
Marta Quaresma Ferreira
Uma inflação que continuou a sair-nos cara, diretamente da carteira; e a intensificação do conflito armado no Médio Oriente e no Mar Vermelho, que fez soar os alarmes e levou já o Banco Mundial a alertar para um possível aumento dos preços da energia e para a persistência de uma elevada inflação. A equação é ainda mais complexa quando a recessão ameaça algumas das principais economias do mundo. A remar contra este cenário mundial, os Parceiros de Canal de IT mostram-se positivos. De acordo com dois estudos da Canalys, os Parceiros estão otimistas com a rentabilidade e o crescimento de receitas em 2024, depois de um primeiro semestre de 2023 marcado pelo abrandamento em vários mercados mundiais. Para este ano, a Gartner prevê que os gastos mundiais com Tecnologias de Informação atinjam os cinco mil milhões de dólares, um crescimento de 6,8% face a 2023, que registou uma taxa geral de 3,3%. Este aumento é justificado, sobretudo, por investimentos em cloud, segurança, IA e automação, considerados críticos para aumentar a capacidade operacional. Os segmentos de software e serviços serão impulsionados pelos gastos em cloud pública, mas o tema incontornável da inteligência artificial e IA generativa ganha uma nova dimensão, não só ao nível dos dispositivos, mas também dos gastos e preocupações com questões de segurança e da necessidade de investimentos por parte das organizações. A IDC perspetiva um 2024 marcado por um grande impulso positivo para o mercado de PC, com ciclos de renovação do PC comercial, à boleia das crescentes exigências de compatibilidades da IA. No âmbito da IA, dados preliminares que constam do relatório “GenAI Smartphone Shipments and Insights”, da Counterpoint Research, revelam que as vendas no mercado de smartphones com a IA generativa deverão ultrapassar cem milhões de unidades este ano. A IA generativa coloca-se, assim, à disposição dos Parceiros de Canal como uma oportunidade para impulsionar a eficiência operacional dos seus negócios, com novos fluxos de receita e um crescimento previsto de 158,6 mil milhões de dólares até 2028 (dados da Canalys). Os Managed Service Providers podem assumir aqui o papel de protagonistas na integração e aproveitamento das capacidades da IA generativa nos seus clientes. É hora de agarrar as oportunidades e transformá-las em resultados. De preferência, sem perder o otimismo. |