Pedro Raminho, Software Sales & Ecosystem, IBM Portugal em 2024-5-22
A Inteligência Artificial Generativa tem um enorme potencial para impulsionar o crescimento empresarial. Oferece facilidade de integração e escalabilidade para workloads de IA e analítica utilizando os dados da sua empresa e disponibilizando uma proteção para garantir governança, segurança e conformidade. Então, por que razão milhões de pequenas empresas ainda acreditam que uma IA impactante só está acessível a grandes empresas com signif icativos recursos financeiros?
Pedro Raminho, Software Sales & Ecosystem, IBM Portugal
Os líderes de negócio sobrestimam os recursos necessários para adotar IA, muitas vezes desconhecendo a tecnologia e a formação que já estão disponíveis. Na verdade, um estudo recente conduzido pela IBM revelou que 34% dos inquiridos afirmou que a falta de competências, experiência ou conhecimento de IA é uma barreira para o sucesso da implementação de IA nas suas empresas. Neste sentido, há que endereçar esta preocupação, investindo em tecnologia com IA embebida para permitir que o tradicional ecossistema de parceiros possa superar os elevados custos de qualificação e infraestrutura. A tecnologia criou novas oportunidades para as empresas e está a promover a inovação em todos os setores. As empresas em Portugal não podem dar-se ao luxo de continuar à espera. Se é um líder empresarial que não está a implementar IA, não duvide que a concorrência o está a fazer, e corre o risco de ficar para trás. É, por isso mesmo, imperativo dissipar os três mitos que impedem as pequenas empresas de adotar uma estratégia de IA. Mito 1: A minha empresa não dispõe das ferramentas e plataformas certas para desenvolver IA confiável A IA pode revelar-se uma mudança decisiva para as empresas que procuram melhorar as suas operações em áreas como TI, RH, marketing e serviço ao cliente. Não me refiro a chatbots de IA conversacional que geram respostas para perguntas gerais com pouca transparência sobre a forma como foram treinados ou sobre os dados que foram utilizados. Atualmente, já pode integrar IA de nível empresarial que disponibiliza acesso a centenas de modelos pré-treinados e a um conjunto de assistentes de IA para escalar e acelerar o impacto do seu negócio. As empresas que estão a inovar utilizando IA generativa não são apenas gigantes da indústria. Muitos são já os exemplos de projetos que capacitam pequenas empresas a ajudar os indivíduos nas suas organizações a aprimorar o trabalho com IA sem exigir conhecimento especializado da tecnologia, criando uma experiência de utilizador melhorada e poupando recursos. Outra componente crítica deste primeiro mito é o termo “confiável”. É uma preocupação legítima, e por essa razão é essencial capacitar as pequenas empresas de forma a conseguirem treinar, ajustar e governar a sua IA usando dados fiáveis e funcionalidades de governança. Há que introduzir transparência nos modelos de IA e partilhar de forma aberta as fontes dos dados utilizados. Além disso, nestes modelos desenvolvidos com IA deve ter-se as mesmas proteções contratuais de propriedade intelectual que se teriam com outra tecnologia, reforçando assim a confiança nas jornadas de IA das empresas. Mito 2: A IA é demasiado complexa e dispendiosa para a minha empresa desenvolver a partir do zero Historicamente, a IA tem sido encarada como complexa, dispendiosa e demorada, no entanto, já não é esse o caso. Há empresas que disponibilizam um portfólio de tecnologias embebidas com IA, incluindo bibliotecas de IA, aplicações e API que podem ser customizadas para responder a diferentes necessidades, e que são um excelente ponto de partida para os Parceiros de negócio. Mas afinal, o que é a IA embebida e como funciona? É semelhante a um motor de automóvel pré-fabricado que pode ser adaptado para diferentes necessidades. Capacita e equipa as organizações com uma IA confiável que pode ser embebida em aplicações. Desta forma, as empresas têm acesso a um conjunto de modelos de IA flexíveis e adequados a um propósito que os programadores podem utilizar para criar experiências otimizadas para o utilizador final. Além disso, a introdução de modelos fundacionais – que são treinados através de uma ampla gama de dados não classificados que requerem ajustes mínimos para diferentes tarefas - facilita às empresas a utilização de IA em várias situações de missão crítica. Isto reduz o tempo utilizado na classificação de dados e a necessidade de programadores experientes para desenvolver modelos, o que significa que empresas de todas as dimensões podem desenvolver soluções alimentadas por IA, em menos tempo e com menos recursos. Mito 3: A minha empresa não dispõe das competências e conhecimento adequados para desenvolver IA Parceiros qualificados são fundamentais para desbloquear todo o potencial da IA generativa para os clientes. Por isso mesmo, as tecnológicas devem disponibilizar aos seus parceiros de negócio as mesmas competências que oferecem aos seus colaboradores. A próxima era dos negócios será caraterizada pela capacidade das empresas de incorporarem IA. Como referia ao início, se a sua empresa não estiver ativamente a explorar o impacto da IA nas suas operações, está realmente a correr o risco de ficar para trás. Agora que já desmistificámos alguns dos mitos da adoção de IA, esperamos que quaisquer dúvidas que as pequenas empresas podiam ter, tenham ficado esclarecidas e que a sua empresa possa “meter mãos à obra”... tirando partido da IA para as empresas. |