Frédéric Leclerc, EMEA IT Channel Leader, Eaton em 2024-4-24
Apesar dos desafios contínuos, o mercado global de TI está a mostrar sinais de recuperação após três anos de perturbações
Frédéric Leclerc, EMEA IT Channel Leader, Eaton
Prevê-se que as vendas mundiais de PCs cresçam oito por cento em 2024, com o investimento em TI a aumentar na mesma percentagem em relação ao ano anterior. O que significará, então, esta recuperação do mercado para o canal nos próximos meses? Tudo mudaGrande parte do crescimento das despesas com TI pode ser atribuído ao impacto da COVID-19. As medidas de confinamento e o trabalho remoto obrigaram as empresas de todo o mundo a transformar a forma como operam, o que acelerou drasticamente as suas estratégias de digitalização. E neste momento, bem como num futuro previsível, este ritmo está a ser ainda mais acelerado pela adoção generalizada da inteligência artificial (IA) e de tudo o que ela implica. Os dados são a chave para isto, claro, e as organizações estão cada vez mais a voltar-se para a cloud e para o edge deployment para disponibilizar a computação, o armazenamento e a velocidade necessários para gerir a enorme riqueza de dados que têm à sua disposição. Em todo o ecossistema de TI, os fornecedores e distribuidores estão a inovar em produtos e serviços de gestão de dados eficazes que permitirão aos seus clientes maximizar o valor desses dados. Ao mesmo tempo, uma combinação de expectativas dos clientes e a necessidade de conformidade regulamentar fazem com que as empresas e os profissionais do canal de TI estejam a reconhecer a responsabilidade pelo seu próprio impacto - e pelo impacto dos seus clientes - nas alterações climáticas, um reconhecimento que está a influenciar as suas decisões e ações de várias formas. Preocupações com a sustentabilidadeExiste uma tendência crescente para as "TI ecológicas", que envolve empresas que pretendem minimizar o impacto ambiental das suas operações através da adoção de práticas como a virtualização, a computação em cloud e a gestão eficiente da energia. E nos seus esforços para reduzir a pegada de carbono, muitas empresas de TI estão a implementar iniciativas de sustentabilidade que vão desde a utilização de fontes de energia renováveis até à melhoria da eficiência energética e à redução do desperdício. Uma questão abrangente que deve ser considerada é a mudança da dependência dos combustíveis fósseis para a energia renovável, que altera "como, onde e quando" a energia é gerada, armazenada e gerida. Os parceiros de canal devem estar cientes de que a maioria das tecnologias necessárias para fazer esta transição energética já existe e pode ser disponibilizada, incluindo sistemas de alimentação ininterrupta (UPS) que podem apoiar a rede com a estabilização da frequência à medida que esta muda cada vez mais para fontes renováveis. No entanto, a responsabilidade pelas alterações climáticas não é a única coisa que afecta o sector das TI e o canal. Espera-se que a digitalização tenha um impacto significativo no canal nos próximos meses, conduzindo a mudanças nos modelos de negócio, experiências dos clientes e requisitos de competências. Transformação digitalA IA generativa entrou em cena em 2023 e a sua popularidade não mostra sinais de abrandamento. De facto, prevê-se que o mercado da IA generativa cresça a uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 42% para 1,3 biliões de dólares até ao final da década. Baseando-se em tecnologias existentes, como a IA aplicada e a machine learning industrializada, tem um elevado potencial e aplicabilidade na maioria das indústrias e deverá acrescentar até 4,4 biliões de dólares por ano à economia global, devido à sua aplicação a uma combinação de casos de utilização específicos e mais difusos. Com benefícios económicos como estes, não é surpreendente que a transformação digital seja uma das principais prioridades da UE. O seu programa político da Década Digital estabelece uma série de objetivos que orientarão a transformação digital em toda a União até 2030. Entre eles está o objetivo de garantir que pelo menos 80 por cento de todos os adultos tenham competências digitais básicas. Afinal, as mudanças tecnológicas exigem que as empresas e as pessoas adquiram as aptidões e competências necessárias para serem bem-sucedidas. Por conseguinte, é crucial que os parceiros de canal se mantenham atualizados com as últimas alterações para garantir que podem aproveitar novas oportunidades - para si próprios e para os seus clientes - e manter uma vantagem competitiva. Os parceiros de canal que adotarem estrategicamente a cloud, por exemplo - seja ela privada, pública ou híbrida - estarão preparados para o sucesso a longo prazo, permitindo que os seus clientes desbloqueiem um maior valor comercial e técnico das suas estratégias de modernização de TI. Mudança das tendências dos consumidoresTal como as empresas estão a mudar a forma como operam, também os consumidores estão a mudar, e muitas vezes pelas mesmas razões. Mais uma vez, os profissionais do canal devem manter-se a par destas mudanças. Os veículos elétricos (VEs), por exemplo. As preocupações com a sustentabilidade levaram a um aumento anual de 35% na venda de VEs em todo o mundo em 2023. Prevê-se que quase um terço de todos os automóveis vendidos em todo o mundo sejam elétricos até 2030 e que haja 730 milhões de veículos elétricos de passageiros na estrada até 2040. Será necessária uma infraestrutura de carregamento adequada e fiável a nível nacional para responder às exigências desta mudança de veículos de combustão interna para veículos elétricos. E, tal como acontece com todos os equipamentos elétricos e eletrónicos, esta infraestrutura necessitará de manutenção regular para garantir um tempo de funcionamento contínuo do carregador e evitar interrupções desnecessárias do serviço. Ao oferecer manutenção preventiva, apoio telefónico e a opção de reparações de emergência quando necessário, os parceiros de canal podem ajudar a manter os VE na estrada e a funcionar de forma satisfatória. O sector tecnológico ainda enfrenta desafios, nomeadamente os efeitos da atual agitação geopolítica, mas a recuperação dos tempos da COVID parece estar bem encaminhada. De facto, como vimos com a explosão da popularidade da IA generativa, alguns avanços estão a acontecer a um ritmo sem precedentes. Quer sejam liderados pela sustentabilidade, digitalização ou tendências de mercado novas e emergentes, os parceiros de canal terão de se manter a par destes avanços, transformando os seus negócios para acomodar soluções inovadoras e até criando novos departamentos especializados para permitir que os seus clientes capitalizem as oportunidades que se avizinham. |