Ricardo Pedroso, Advisory Solution Architect, Dell EMC em 2023-4-26
Nesta década de dados, as organizações procuram tirar o máximo partido dos seus dados, desenvolvendo novos avanços tecnológicos que todos irão vivenciar de alguma forma.
Quanto maior for a eficácia de uma organização no aproveitamento do poder destes dados, melhor, garantindo assim que se possam adaptar a mercados - em rápida mudança - e à dinâmica dos seus clientes. As organizações devem, assim, simplificar e automatizar a sua infraestrutura de TI, enquanto consolidam sistemas e serviços em soluções holísticas, que permitam maior controlo e clareza. Os líderes digitais do futuro não podem ser construídos com base nas abordagens tecnológicas do passado – as TI precisam de evoluir, disponibilizando uma base tecnológica que acelere a inovação digital. A infraestrutura hiperconvergente está a provar ser uma excelente solução para os desafios dos data centers. A infraestrutura hiperconvergente (HCI) surgiu como uma solução para a implementação lenta e gestão complexa de TI na economia tradicional. Espera-se que o mercado global de HCI cresça de 7,8 biliões de dólares, em 2020, para 27,1 biliões em 2025, com um CAGR de 28,1%, de acordo com a ResearchandMarkets.com. Esta impressionante taxa de crescimento está a ocorrer porque um grande e crescente número de empresas está a optar por implementar soluções de HCI, para executar um conjunto de workloads, incluindo aquelas consideradas críticas. Com o advento da economia online e da internet industrial, a HCI evoluiu a sua arquitetura da “tradicional de três camadas” (computação, rede e armazenamento) para a “nova de três camadas” (arquitetura cruzada, multicloud híbrida e inovação de aplicações). Embora o objetivo inicial da HCI tenha sido a implementação rápida, a gestão simplificada e a melhoria da capacidade de resposta de TI, ela evoluiu de forma a satisfazer as necessidades da transformação digital, fornecendo aplicações modernas e eficientes, adaptadas ao mundo online e permitindo assim uma maior capacitação das equipas, bem como aumenta a colaboração global entre setores e indústrias. A nova plataforma hiperconvergente não só integra as três camadas da arquitetura tradicional de TI, como também permite configurações e otimizações prévias, de acordo com os requisitos do utilizador. Como resultado, permite uma implementação rápida e uma maior simplificação das operações e procedimentos de TI, que se traduz numa redução de custos na sua gestão e manutenção. À medida que as organizações desenvolvem as suas clouds locais para apoiar e otimizar as infraestruturas de TI para múltiplos tipos de cloud, procuram soluções que proporcionem um ótimo desempenho, flexibilidade e, em última análise, consolidação e simplificação da gestão - tudo isto oferecido pela HCI. Esperamos ver mais organizações a recorrer à HCI, para a criação dos seus centros operacionais multicloud, motivadas pela necessidade de garantir que os dados e os workloads sejam armazenados e geridos em ambientes que se adaptem facilmente às constantes mudanças e necessidades do negócio. Para além disso, a rápida implementação do 5G, da Internet das Coisas (IoT) e da Inteligência Artificial (IA) está a estimular o crescimento de dados em termos de velocidade e de acessibilidade a um ritmo incrível. No entanto, esse crescimento tem um custo, pois é dispendioso e complicado disponibilizar a totalidade destes dados de forma local. Em vez disso, as organizações devem adotar uma abordagem de ‘hub-and-spoke’, na qual reúnem os dados e insights no edge e depois enviam apenas esses insights para o hub central para poderem atuar sobre os mesmos. Sendo a HCI facilmente escalável, poderá adequar-se os recursos computação necessários para a recolha destes insights, nas localizações de edge. Os sistemas HCI modernos representam uma nova fase de convergência do data center, fundamentalmente diferente das iterações anteriores, impulsionando novos níveis de benefícios de valor empresarial. De um modo geral, as implementações de infraestrutura hiperconvergente podem ajudar a aumentar a eficiência operacional, enquanto reduz riscos e custos de instalação no data center. À medida que mais empresas procuram modernizar a sua infraestrutura, gerando eficiência e reduzindo custos de TI, não é surpresa que a HCI continue a ganhar tração. O que antes era uma solução voltada para escritórios remotos e filiais, está agora a ser implementada na cloud e edge, devido ao seu modelo operacional simplificado e capacidade de lidar com qualquer workload. A simplicidade, escalabilidade e agilidade da HCI transformaram-na num catalisador para a modernização do data center e numa preciosa ajuda à transformação das operações de TI das empresas. |