2014-10-15

OPINIÃO

Importância da especialização das agências de marketing e comunicação

Nos dias de hoje, o marketing e a comunicação são determinantes para o sucesso de qualquer negócio, e ainda mais no mercado das TIC, onde tudo acontece mais depressa, a inovação é constante e os ciclos de vida dos produtos são cada vez mais curtos.

Importância da especialização das agências de marketing e comunicação

Sérgio Azevedo | Managing Partner | Streamroad Consulting, Lda

Especialização e Conhecimento do Negócio

Perante isto, há um caminho a seguir: a especialização. Efectivamente, os clientes só terão a ganhar se trabalharem com agências de marketing e comunicação especializadas no sector e, por isso, possuidoras dos imprescindíveis know-how e networking, que lhes permitem oferecer soluções à medida de cada cliente.
As agências que compreendam o negócio dos seus clientes e tenham experiência no sector são, de per si, uma mais-valia para todas as empresas do canal de distribuição TIC, sejam elas fabricantes, distribuidores, operadores de telecomunicações, grandes retalhistas ou corporate resellers.
Mas não só. Quando falamos no mercado das TIC, uma das grandes vantagens competitivas das agências especializadas face às restantes é o seu profundo conhecimento do negócio, o que possibilita uma correcta análise e diagnóstico das solicitações dos clientes. E é isso que permite desenhar e desenvolver acções e definir os factores críticos fundamentais para o sucesso desses mesmos clientes. Na organização de um evento, por exemplo, e para além do evento em si, uma agência especializada no sector tem a capacidade de reunir o público certo e, terminado o evento, garantir que os participantes são contactados e assim detectar eventuais oportunidades de negócio.

Serviços à medida das necessidades do Cliente

Além disso, quanto mais especializada a agência, mais vastos e desenvolvidos podem ser os serviços, sempre numa óptica de adequação às necessidades de cada cliente. Das várias opções existentes, podem salientar-se, a título de exemplo, os programas operacionais de marketing de canal, os planos integrados de criação de procura – através de acções de lead generation, um tipo de acção que tem tido enorme sucesso na descoberta de novos mercados, bem como no up-selling e cross-selling dos mercados já existentes –, e outros serviços complementares da área de vendas.
Igualmente importante é a relação com as universidades que melhor trabalham a área do marketing, o que permite acompanhar as novas tendências, bem como a ligação a agências internacionais, também elas especializadas, de forma a promover a aplicação de best practices já utilizadas noutros países e a apresentação de soluções diferentes para os desafios do mercado local.

Uma equipa profissional e polivalente

Por fim, a equipa. Numa agência especializada, além das indispensáveis componentes do marketing, das vendas e da comunicação, as equipas são constituídas por quadros com vasta experiência no sector das TIC, conhecedores, naturalmente, das respectivas especificidades e necessidades.
É este conjunto de mais-valias, só ao alcance de uma agência especializada, que permite elaborar projectos orientados para o negócio do cliente e apresentar soluções cujo retorno do investimento se torna facilmente mensurável.
Em suma, a especialização é sinónimo de orientação para o cliente.

www.streamroad.pt

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